Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/521
Title: Mulheres e o exercício da liderança nas Assembleias de Deus no Brasil: uma questão ética
metadata.dc.creator: Pontes, Miquéias Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, André Sidnei
Keywords: Assembleia de Deus;Alteridade;Feminismo;Mulheres;Ordenação Ministerial;ÉTICA E GESTÃO;Assembly of God;Otherness;Feminism;Women;Ministerial ordination
Issue Date: 12-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: PONTES, Miquéias Machado. Mulheres e o exercício da liderança nas Assembleias de Deus no Brasil: uma questão ética. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O papel das mulheres e o exercício da liderança tem sido uma questão de discussão ética nas Assembleias de Deus no Brasil diante dos desafios impostos pela modernidade. O conceito de alteridade e as questões levantadas pelo feminismo e incorporadas pelas teologias feministas podem auxiliar na busca de respostas. Algumas mulheres têm se destacado na história desta denominação religiosa, mostrando ser possível a participação das mulheres na função pastoral eclesiástica. As histórias de Frida Vingren e Ruth Doris Lemos comprovam que desde a fundação das Assembleias de Deus no Brasil até a consolidação da formação de sua liderança, as mulheres têm participado ativamente e até mesmo reivindicado seu reconhecimento por meio da ordenação ministerial. Nessa discussão, estão envolvidas questões de gênero que mostram novas perspectivas possíveis para o futuro da Igreja no Brasil. Por isso, considerando o papel ativo e organicamente pulverizado das mulheres, o presente trabalho final de mestrado profissional busca considerar o seu papel na história das Assembleias de Deus ao longo de sua institucionalização como ramo do protestantismo pentecostal, presente no Brasil, bem como sua luta por reconhecimento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/521
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pontes_mm_tmp361.pdf732.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.