Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/516
Title: O ensino religioso e a gestão escolar na formação ética do educando
metadata.dc.creator: Santos, Claudia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Educação;Formação;Ensino Religioso;Gestão Escolar;Ética;ÉTICA E GESTÃO;Education;Training;Religious Education;School Management;Ethics
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Claudia Maria da Silva. O ensino religioso e a gestão escolar na formação ética do educando. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Na Educação Brasileira, existem pesquisas que apresentam diferentes abordagens a respeito da formação de professores de Ensino Religioso, mas há carência de estudos sobre a formação de professores de Ensino Religioso com objetivo de desenvolver sua prática a partir da gestão escolar para a formação ética do aluno. Partindo desta premissa, esta pesquisa propôs-se, como objeto de estudo: O Ensino Religioso e a Gestão Escolar na formação ética do educando. Estas condições impõem questões sobre gestão, formação e perfil do professor de Ensino Religioso. O percurso histórico desse ensino como herança de uma compreensão a cerca da identidade da disciplina em relação a gestão escolar; a revisão de seus métodos a partir de pressupostos que estão na base dos diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar e apontar algumas reflexões que contribuam para um modelo peculiar a cada universo escolar. O Ensino Religioso necessita estar inserido no Projeto Político Pedagógico a fim de garantir seus fundamentos epistemológicos e pedagógicos para que tenha uma identidade clara e, assim, seja compreendido como área de conhecimento junto à comunidade escolar, com base na formação do aluno para compreender melhor a si mesmo, através dos princípios éticos para ir objetivamente à procura do eixo e poder encontrar-se na sociedade, pois é a partir da ética como conduta moral é que cada indivíduo vai caracterizando sua personalidade escolhendo e definindo as ocupações as quais vai se dedicar, e com isso descobrindo a si mesmo. Esta pesquisa procurou responder à seguinte questão: Qual a importância da Gestão Escolar numa perspectiva democrática? Qual a relação da Gestão Escolar com o Ensino Religioso na formação ética do educando? O eixo principal foi identificar e analisar a Gestão Escolar a partir de sua epistemologia: contextualizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; conhecer a formação de professores; compreender a ética numa visão epistemológica e como está pode ser construída a parir do Ensino Religioso, apoiado pela gestão escolar. O respaldo teórico fundamentou-se em autores que tratam da metodologia, da história e das políticas educacionais e formação de professores, de maneira geral, além de autores que tratam sobe ética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; com estudo exploratório. Atualmente, o Ensino Religioso registra uma nova leitura quanto à sua concepção epistemológica. Para que o Ensino Religioso, hoje, atenda a seus propósitos, são necessárias políticas públicas de formação de professores. Além disso, a pesquisa buscou relacionar o Ensino Religioso com a gestão escolar a partir da formação do professor, tendo como meta a formação ética do aluno. O estudo poderá dar sua contribuição social na organização dessas políticas ao apontar caminhos para acesso a uma formação continuada de professores de Ensino Religioso aliado a Gestão Escolar Democrática.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/516
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_cms_tmp365.pdf396.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.