Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/514
Title: Jornalismo, religião e ética: abordagem jornalística da religião em telejornais brasileiros no século XXI
metadata.dc.creator: Santana, Denise
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Ética;Jornalismo;Religião;Comunicação de Massa. TV;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;Journalism;Religion;Mass Communication;TV
Issue Date: 23-Feb-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTANA, Denise. Jornalismo, religião e ética: abordagem jornalística da religião em telejornais brasileiros no século XXI. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Reportagens dos dois maiores telejornais do Brasil Jornal Nacional e Jornal da Record, foram selecionadas para analisar o que a imprensa publica sobre religião. Á área de Jornalismo juntou-se os temas religião e ética. Para fundamentar a pesquisa foram selecionadas as ideias do teólogo Dietrich Bonhoeffer. Ao contrário do que se pensava nos anos de 1960, o mundo não se tornou secular e distante do sagrado. Pelo contrário: cada vez mais as pessoas buscam experiências com o sobrenatural. No mundo pós-moderno existe a prática da fé e os dados oficiais do governo federal mostram que, no Brasil, a religião anda em alta. Isso demonstra que o ser humano não consegue desvencilhar-se do fascínio da religião. A imprensa é a grande formadora de opinião. Por esse motivo a televisão foi o veículo escolhido para analisar o que se publica sobre a fé. Foi produzida uma análise sobre comunicação de massa no contexto brasileiro. Outro enfoque pesquisado foi sobre os pontos positivos e negativos da TV, maior meio de comunicação de massa do país. Outro ponto analisado na pesquisa foi o cenário religioso da atualidade que precisa ser entendido pelos jornalistas que se propõe a redigir sobre a fé. Enfoca-se a questão ética dentro do Código de Ética do Jornalismo e ainda aponta as vantagens de o profissional observar o código no trabalho diário.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/514
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santana_d_tmp381.pdf628.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.