Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/513
Title: Lucas 4.16-30: um ideário programático do evangelho
metadata.dc.creator: Bueno, Clovis Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Releitura do evangelho;Evangelho para os pobres;Espírito Santo;Abertura do evangelho aos gentios;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Rereading of the Gospel;The Gospel for the poor;Holy Spirit;Opening of the Gospel to the gentiles
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: BUENO, Clovis Henrique. Lucas 4.16-30: um ideário programático do evangelho. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A perícope de Lucas 4.16-30 aparenta ser uma síntese literária e teológica do terceiro evangelho. A partir de uma releitura de uma perícope do evangelho de Marcos, de textos de Isaías e, eventualmente de outras fontes, Lucas transformou a tradição recebida em programa para o ministério de Jesus, com vistas aos destinatários de seu escrito. O trabalho está organizado em três capítulos: questões introdutórias, análise semântica da perícope e análise da intervenção redacional do evangelista no material recebido. Entre os temas que Lucas destaca através desse programa, está a oferta do evangelho aos pobres, a condução pelo Espírito Santo, a rejeição do evangelho na própria pátria e a abertura do evangelho aos gentios, temas que atravessam a dupla obra lucana.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/513
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bueno_ch_tmp364.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.