Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/509
Title: | As práxis, os saberes e a pessoa do docente refletido no saber-fazer pedagógico |
Other Titles: | The praxis, knowledge and the person of the teacher reflected in the pedagogical knowledge and actions |
metadata.dc.creator: | Prade, Maria Berenice Koetz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachs, Manfredo Carlos |
Keywords: | Práticas pedagógicas;Práxis;Saber-fazer pedagógico;Espaço escolar;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Pedagogical practices;Praxis;Pedagogical know-how;School space |
Issue Date: | 8-Aug-2007 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | PRADE, Maria Berenice Koetz. The praxis, knowledge and the person of the teacher reflected in the pedagogical knowledge and actions. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar a teia de fatores que interferem na permanência dos estudantes em uma escola estadual de Porto Alegre. Para tanto, analisa os processo que se estabelecem entre os sujeitos, as ações e os bastidores das práticas docentes desenvolvidas na escola que é reconhecida como o espaço democrático para assegurar a socialização do conhecimento universal às novas gerações. Neste contexto investiga as situações que contribuem para o desinteresse dos estudantes pelas atividades pedagógicas e lança um olhar para as ações dos professores durante a organização de sua vida profissional, seu relacionamento pessoal com os estudantes e o saberfazer pedagógico. Os saberes plurais, que compõem a práxis docente e que interagem com o sucesso escolar dos estudantes, foram alvo de reflexão, considerando que o mundo pós-moderno apresenta inovações constantes em todas as áreas do desenvolvimento humano, instigando os professores a fazerem uso de práticas educativas contextualizadas, lúdicas e interdisciplinares. Neste sentido, os espaços e a gestão escolar estão pontuados com o objetivo de destacar os pontos frágeis da escola e sinalizar os desafios para transformá-la em pólo de conhecimento, crescimento profissional dos docentes e inserção dos estudantes nas tecnologias e desafios do mundo do trabalho. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/509 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
prade_mbk_tm164.pdf | 420.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.