Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/508
Title: Espiritualidade educativa em Leonardo Boff: construtividade e sustentabilidade bioglobal
metadata.dc.creator: Freitas, Francel dos Santos Marzork de
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Leonardo Boff;Consciência Planetária;Educação;Dialogação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Leonardo Boff;Planetary Awareness;Education;Dialog-action
Issue Date: 2-Oct-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: FREITAS, Francel dos Santos Marzork de. Espiritualidade educativa em Leonardo Boff: construtividade e sustentabilidade bioglobal. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional em teologia tem como objetivo analisar o pensamento do pensador brasileiro Leonardo Boff em suas implicações teológicas e ecológicas, e elencar possibilidades a uma forma de educação comunitária eclesiástica que valorize as relações intersubjetivas entre os seres humanos e entre estes com a natureza e com o cosmos. Boff é um pensador interdisciplinar que dialoga com as ciências sociais e com os conhecimentos advindos das ciências naturais e com a mística franciscana, por isso, seu pensamento aporta vieses os mais amplos possíveis e relevantes no que diz respeito aos temas relacionados àquilo que vem sendo chamada de consciência planetária , uma forma de percepção de que a vida em comunidade necessita de um respeito pela natureza para além de uma simples manutenção de um status ecológico, mas antes se pauta pelo diálogo em ação, melhor dizendo: pela interrelacionalidade do Eu e do Tu com o Isso, segundo as necessidades contextuais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/508
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
freitas_fsm_tmp349.pdf528.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.