Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/502
Title: A cura da mulher hemorrágica:um diálogo entre a teologia e a medicina a partir de uma leitura de Lucas 8.43-48
metadata.dc.creator: Queiroz, Lauro José Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Evangelho de Lucas;Medicina;Doença;Hemorragia;Fé;Cura;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Gospel of Luke;Medicine;Illness;Hemorrhage;Faith;Cure
Issue Date: 18-Dec-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: QUEIROZ, Lauro José Coelho. A cura da mulher hemorrágica:um diálogo entre a teologia e a medicina a partir de uma leitura de Lucas 8.43-48. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe um diálogo entre a teologia e a medicina a partir da análise da cura da mulher que sofria de hemorragia (Lc 8.43-48). A pesquisa se orienta pelo padrão metodológico e exegético praticado pela Faculdades EST e seus orientadores de pesquisa. O trabalho descreve, de forma sucinta, a questão do significado da cura no contexto do primeiro século, a história da medicina, apresentando seu conceito e sua origem, no que implica a doença para o povo primitivo da Mesopotâmia e a doença no Oriente, a mitologia grega e o desenvolvimento da medicina na Grécia, a medicina romana e a medicina entre o povo hebreu. Ele se ocupa também com o autor do Evangelho, que a tradição da igreja atribui a Lucas, o médico, originário de Antioquia da Síria, com a doença que acometia a mulher de Lucas 8.43-48, com o significado físico da doença hemorrágica, com as possíveis causas da hemorragia, com a implicação social e religiosa da doença. O trabalho apresenta uma interpretação exegética do texto em foco, com suas prerrogativas de interpretação, com a análise das variantes textuais e com análise literária do Evangelho de Lucas. O trabalho enfoca também a iniciativa da mulher hemorrágica e sua cura através da ação milagrosa de Jesus. O trabalho também reflete sobre o milagre da cura e a cura como milagre, sobre o milagre na Bíblia, no Antigo e Novo Testamentos e, especificamente, sobre o milagre da cura da mulher hemorrágica e o seu significado físico e social. Por fim, o trabalho elenca um número razoável de obras, com as quais os leitores e pesquisadores do assunto poderão obter outras informações sobre o tema.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/502
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
queiroz_ljc_tmp352.pdf685.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.