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Title: Mulheres, conquistando espaços dentro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)-Campus Iguatu
metadata.dc.creator: Oliveira, Silvelena Alves de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Programa Mulheres Mil;Impactos;Aprendizagem;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Mulheres Mil Program;Impacts;Learning
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, Silvelena Alves de Araújo. Mulheres, conquistando espaços dentro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)-Campus Iguatu. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, o objetivo é avaliar o programa Mulheres Mil enquanto Política Pública desenvolvida no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Iguatu. O Programa Mulheres Mil trás enquanto proposta não somente a qualificação profissional, mas o reconhecimento da importância dessas mulheres em suas famílias e comunidades. Questiona-se, portanto se esse objetivo é de fato conquistado, especificamente no curso de Panificação promovido pelo IFCE - campus Iguatu. Quais mudanças significativas puderam ser percebidas na vida dessas mulheres após o término do curso? Quais alterações se deram como melhoria de renda ou inserção no mercado de trabalho? Houve uma busca de autonomia ou melhoria de autoestima e bem estar devido à profissionalização? A resposta a esses questionamentos surge a partir da percepção do Programa de participantes do Curso de Panificação, ou seja, 50 moradoras do Bairro João Paulo II, cujo perfil pode ser delimitado como mulheres com baixa escolaridade, responsabilidade pela gestão do lar, inclusive, financeira, a maioria inseridas em programas sociais, como o Bolsa Família e que trazem, ainda, em meio a essa realidade, o desejo de aproveitar as oportunidades que surgem. Em relação às mudanças que o programa trouxe para as suas vidas, todas consideram que o impacto foi positivo, principalmente, despertando nelas o desejo de aprender mais e fazer novos cursos. Em relação às egressas, ainda não se teve resultados positivos em relação à inserção no mercado formal de trabalho, a maioria procurou se integrar a novos cursos, e uma delas resolver abrir o próprio negócio. Elas reclamam, em relação ao curso, de uma maior intensificação de aulas práticas, mas, mostram-se satisfeitas com os resultados e reforçam a importância do curso, sob vários aspectos, aprendizagem, reflexão sobre si mesma, a vida, a comunidade, enfim, pode-se sintetizar que os resultados do programa têm gerado o impacto esperado, não eliminando, no entanto, a possibilidade de aprimoramento que sempre existe.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/501
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