Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/499
Title: O sentido da pessoalidade da mulher em Edith Stein
metadata.dc.creator: Silva, Adson Manoel Bulhões da
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Vocação natural da mulher e do homem;Ser feminino;Pessoalidade da mulher;ÉTICA E GESTÃO;Natural vocation of woman and man;Feminine being;Personhood of the woman
Issue Date: 15-Dec-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Adson Manoel Bulhões da. O sentido da pessoalidade da mulher em Edith Stein. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca esclarecer uma doutrina de formação especificamente feminina de Edith Stein, no que diz respeito à vocação natural da mulher e do homem, destacando a formação da mulher perante o seu ser natural e social e envolvendo questões feministas de uma sociedade moderna, que, por sua vez, insiste em entender a mulher apenas como um ser predominantemente social. Com isso, a mulher sufoca a sua vocação natural de ser mãe e esposa para atuar socialmente, descaracterizando-se enquanto mulher e assumindo uma postura masculina diante da sociedade, do mercado de trabalho e até mesmo da família. Ao deixar a sua vocação materna, a mulher torna-se cada vez mais ativa na profissão ou no meio no qual está inserida profissionalmente. No entanto, a sua verdadeira vocação é a de ser companheira do homem e coração da família. Stein (1999) trata da relação da alma feminina com o mundo moderno, no que se refere à própria concepção de entendimento do ser feminino e da pessoalidade da mulher. Mostra que a mulher pode ganhar espaço no mercado e na sociedade, sendo profissional competente e respeitada, sem necessariamente ter que se descaracterizar. A abordagem steiniana do assunto, antes de ter a pretensão de impor uma verdade, busca dialogar séria e abertamente com outros posicionamentos a respeito do assunto.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/499
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_amb_tmp354.pdf564.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.