Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/493
Title: História dos militares na cidade de Crato: tropas, milícias e ordenanças (1718-1870)
metadata.dc.creator: Silva, Maria Icleide Viana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Guarda Nacional;História Comparada;História dos Militares;Crato;Pernambuco;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM A INFÂNCIA E JUVENTUDE;National Guard;Comparative History;History of the Military;Crato;Pernambuco
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Maria Icleide Viana da. História dos militares na cidade de Crato: tropas, milícias e ordenanças (1718-1870). 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo da trajetória histórica dos militares na cidade de Crato compara com a atuação dos militares da capital Pernambucana, seja nas tropas de milícias, e ordenanças ou na Guarda Nacional, durante o período de 1718 a 1870. Naquele contexto, diversos sistemas militares nacionais e regionais se consolidaram com as Patentes e Registros de Patentes durante esse período de tropas da região do Cariri e da cidade de Crato. Por meio do diálogo com a historiografia relacionada ao tema, buscou-se perceber o funcionamento e a influência dos militares pernambucanos nos movimentos revolucionários da cidade de Crato, da região Nordeste, e como se deu essa organização da hierarquia militar. Analisa-se a participação efetiva da Igreja nos assuntos do Estado. Alguns eventos políticos, econômicos e sociais motivaram a participação da Família Alencar nas revoluções de 1817-1824 e, dessa forma, apresenta-se a Lei orgânica de 1817 , a República e as prisões dos alancares na Bahia. Conclui-se com a atuação dos militares no período de 1851 e 1900, e o recrutamento das tropas militares e a organização militar e policial de Crato em 1870. A pesquisa aqui apresentada deteve-se em fontes documentais produzidas nas Cartas Régias, no arquivo estadual do Ceará, literatura regional, local, foram utilizados para o estudo das duas realidades. A investigação demonstrou que os militares foram responsáveis diretos pela implantação do processo civilizador da cidade, confirmando assim, as influências que tiveram na sociedade militar e civil da cidade de Crato.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/493
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_miv_tmp355.pdf610.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.