Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/491
Title: Narrativas na perspectiva de: anúncio, denúncia e renúncia
metadata.dc.creator: Lima, Sebastião de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Narrativas;Anúncio;Denúncia;Renúncia;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Narratives;Announcement;Denouncement;Renouncement
Issue Date: 18-Sep-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Sebastião de Souza. Narrativas na perspectiva de: anúncio, denúncia e renúncia. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho faz um recorte de tópicos pontuais sobre as narrativas expostas nos meios de comunicação contemporâneos sobre a segregação das riquezas naturais e humanas no Estado do Amazonas. Optou-se pela investigação bibliográfica e em registros que demonstraram episódios descritos na história dos habitantes desta região. No primeiro capítulo fez-se referência à perspectiva de anúncio com aspectos de região colonizada, submissa às ordens da coroa portuguesa, que exerciam opressão sobre os colonizados. O segundo capítulo é descrito na perspectiva de denúncia por manifestar indignação sobre as ações de segregação social e econômica. O terceiro capítulo, na perspectiva de renúncia, concentrou o ensaio na crítica ao continuísmo das ações direcionadas pelos projetos contingentes ao desenvolvimento social e econômico. A pesquisa teve foco central na análise sobre as ações cotidianas de segregação das riquezas naturais e a exploração da força de trabalho nesta localidade. Foi elaborada a reflexão sobre a distância entre as ocorrências do passado e a realidade cotidiana. A referência teórica pautou-se em autores que narraram os episódios singulares: Ferreira, Cunha, Piza, Ribeiro e Sousa que trataram da realidade amazônica. Não se pretendeu esgotar esta reflexão, mas espera-se que possa contribuir para despertar o interesse de outros na pesquisa social com perspectiva de sugerir políticas públicas que contemplem o bem-estar social dos menos favorecidos da região.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/491
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_ss_tmp347.pdf653.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.