Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/483
Title: | A educação inclusiva na escola indígena Ebenezer do povo Tikuna da Comunidade de Filadélfia no município de Benjamin Constant-AM |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Darcimar Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zwetsch, Roberto Ervino |
Keywords: | Educação indígena;Educação especial;Educação inclusiva;Inclusão escolar;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Indigenous education;Special education;Inclusive education;School inclusion |
Issue Date: | 22-Jul-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | RODRIGUES, Darcimar Souza. A educação inclusiva na escola indígena Ebenezer do povo Tikuna da Comunidade de Filadélfia no município de Benjamin Constant-AM. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa discute a educação inclusiva na educação escolar indígena a partir de uma escola indígena do povo Tikuna, no alto Solimões, AM. O foco deste trabalho são os discentes com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Indígena Ebenezer. Estuda a questão da influência da educação inclusiva no contexto educativo indígena, na perspectiva de seu convívio social e práticas pedagógicas escolares alternativas. A pesquisa bibliográfica e documental ocorreu junto à Escola Ebenezer da Comunidade Indígena Tikuna de Filadélfia, município de Benjamin Constant, AM, por ser uma escola indígena e a mesma fazer parte de um município que tem adotado a educação inclusiva nas escolas regulares urbanas. Serão apresentadas questões referentes aos problemas de aprendizagem e atendimento educacional especializado, destinados aos alunos com necessidades educacionais especiais e as dificuldades que o docente tem em relação à educação de alunos com deficiência em sua totalidade e as condições de ensino na escola indígena diante da proposta da inclusão. A realização desse estudo foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados um diário de campo aos moldes de estudo etnográfico, documentos institucionais obtidos na Secretaria de Educação do município e na própria escola, que permitiu uma análise documental baseado em dados concretos. A partir dessa análise foi constatado que na Escola Municipal Indígena Ebenezer não há nenhum trabalho voltado à implantação da educação inclusiva. Mas tem-se percebido entre os alunos atitudes de solidariedade que caminham na direção da inclusão. No entanto, é importante ressaltar que para atender à diversidade de alunos, a escola e o município terão que ampliar a oferta de salas de recursos na zona rural, investir mais em formação continuada de docentes, de tal maneira que a proposta da educação inclusiva chegue efetivamente às escolas indígenas. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/483 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rodrigues_ds_tmp343.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.