Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/482
Title: Espaços comunitários para a infância e a juventude na contemporaneidade da "Terra Brasilis": o potencial na construção de cidade educadoras
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Paulo Sergio Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Cidade Educadora;Infância;Juventude;Espaços Educativos;Espaço Teológico;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Childhood;Youth;Educational spaces;Theological space
Issue Date: 18-Jul-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: VASCONCELOS, Paulo Sergio Souza. Espaços comunitários para a infância e a juventude na contemporaneidade da "Terra Brasilis": o potencial na construção de cidade educadoras. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Uma análise do que existe na dinâmica educativa dos espaços comunitários para a infância e a juventude na contemporaneidade da Terra Brasilis , enquanto potencial na construção de cidades educadoras. Foram abordados temas relacionados com a cidade, a comunidade, a infância, a juventude, os espaços de formação e de lazer, a Educação para o Desenvolvimento Humano, os territórios de convivência cidadã, a intencionalidade educadora da urbe, o direito de usufruir e ocupar os espaços de uma municipalidade educadora, potenciais criativos da urbe, a cidade como espaço teológico, os valores éticos que precisam existir numa territorialidade urbana e a força potencial da sustentabilidade numa cidade que educa. Este empreendimento escrito tem a sua importância e justifica-se na observância da atual matiz de sociedade, onde nela encontram-se o gênero humano e os centros urbanos que entraram num período de mudanças. A extensão, compreensão e, sobretudo, rapidez, provavelmente, nunca tiveram um equivalente na história. As cidades assoberbadas de aglomerações humanas muitas vezes se perdem nos valores e na ética em busca de sobrevivências. Demandam mais estudos, reflexões, análises e construções de projetos sócio-educativos para responderem, eficazmente, como os poderes públicos e privados, agentes e instituições locais poderiam sedimentar políticas públicas de melhorias na qualidade de vida cidadã dos seus munícipes, em especial, às parcelas vulneráveis da população a Infância e a Juventude. Estas camadas sociais necessitariam ser capacitadas, através de uma educação voltada ao desenvolvimento humano, que contribuiriam para um outro mundo possível , onde os locais coletivos, públicos, ensejariam oportunidades de crescimento, não só cidadão, mas também como territórios humanizados, preparados para dinamizar uma sociedade mais justa e igualitária para todos. A estrutura textual desta obra dissertativa configura-se em quatro capítulos mais as considerações conclusivas, assim distribuídos: No primeiro capítulo, buscou-se a elaboração de cartografias conceituais, com a finalidade de explicitar os significados de alguns termos que foram utilizados no processo de construção desta dissertação. No segundo capítulo, houve um estudo crítico e sistemático no aparato dos espaços educativos numa cidade educadora, com o objetivo de compreender de que os espaços urbanos são territórios educativos para o desenvolvimento urbano. No terceiro capítulo, a cidade educadora como espaço teológico, a ideia central é entender que uma cidade que educa também remete a pensar sobre a fisicalidade dos seus locais de convivência como espaços teológicos. No quarto capítulo, cujo título foi o potencial na construção de cidades educadoras, coube apresentar a assertiva de que os espaços comunitários propiciam aos seus interlocutores sociais a energia potencial para materializar a construção de cidades educadoras, bem como a necessidade da existência de sustentabilidade e de valores éticos numa urbe que educa. A última parte finaliza com a preocupação de apresentar a tessitura de uma pedagogia urbana voltada para uma cidade educadora, construída a partir de princípios, valores e virtudes, que fazem de uma territorialidade humana espaços tanto de convivência quanto de locais potencializadores de educabilidade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/482
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vasconcelos_pss_tmp345.pdf577.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.