Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/481
Title: | Análise de gestão na instituição de ensino superior à luz de princípios éticos |
metadata.dc.creator: | Braga, Kleber Monteiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schreiber, Dusan |
Keywords: | Ética;Instituição de Ensino;Gestão;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;Teaching institution;Management |
Issue Date: | 7-Jul-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | BRAGA, Kleber Monteiro. Análise de gestão na instituição de ensino superior à luz de princípios éticos. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação busca fazer uma análise da instituição de ensino superior à luz de princípios éticos, pautando o presente trabalho em uma pesquisa bibliográfica e comparativa, buscando conhecer a fundo a opinião de vários autores sobre o tema. Deste modo optou-se pelo estudo criterioso e sistemático de várias obras, promovendo diálogo entre autores, quando então objetivou-se enfatizar a importância da gestão pautada em critérios e princípios éticos, não se orientando somente para as necessidades de mercado que visam custo e benefício, com pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, mas sim com amparo na coleta de dados contidos nas obras pesquisadas, fazendo uma reflexão sobre os temas abordados. Através desse trabalho que podemos classificar como um ensaio teórico, apenas, baseado na literatura revisada, constatou-se que a ética deve estar presente na melhor forma de administrar levando em conta os princípios da gestão participativa que se baseia na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros de sua equipe acadêmica. Por meio de uma vasta pesquisa teórica foram trazidos para a análise do caso os seguintes temas: autonomia da instituição e da comunidade educativa; envolvimento da comunidade no processo pedagógico; planejamento de atividades; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade acadêmica; avaliação compartilhada; relações humanas produtivas e criativas, assentadas na busca de objetivos comuns. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/481 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
braga_km_tmp342.pdf | 252.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.