Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/48
Title: Educação e família: uma relação indispensável para o desenvolvimento das crianças até seis anos de idade
metadata.dc.creator: Reinke, Sonia Heimann
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Família;Educação integral;Crianças até seis anos de idade;Family;Integral education;Children to six years of age;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 2-Aug-2006
Publisher: Faculdades EST
Citation: REINKE, Sonia Heimann. Educação e família: uma relação indispensável para o desenvolvimento das crianças até seis anos de idade. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.
metadata.dc.description.resumo: Uma análise da relação entre educação e família visando à educação integral da criança até seis anos de idade. A primeira parte destaca a importância da família na educação e a sua influência na vida das crianças, considerando as diferentes formas que a família apresenta e o seu processo de transformação e adaptação mediante os desafios e crises que se instalam. As necessidades das crianças e o seu desenvolvimento são analisados a partir de algumas teorias do desenvolvimento. No segundo capítulo, apresentam-se algumas crises ocasionais e situações críticas que a família pode enfrentar, as quais causam grande impacto no desenvolvimento das crianças e que precisam ser trabalhadas. Para concluir este capítulo, faz-se uma alusão às políticas públicas e o seu impacto sobre as famílias, questionando a sua eficácia e, conseqüentemente, sua contribuição para uma vida mais digna das crianças e suas famílias. No último capítulo é lançado um desafio às famílias para que assumam a responsabilidade pela educação de suas crianças. Além disso, apresentam-se várias práticas para a educação na família, enfatizando a necessidade de uma relação de parceria com a escola, a igreja e o Estado, para que, todos juntos, na luta pela dignidade, possam oferecer às crianças uma educação que capacite para a vida, que transforme a realidade, que abra horizontes e traga a esperança de um futuro melhor.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/48
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reinke_sh_tm142.pdf666.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.