Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/473
Title: Ética na capelania universitária
metadata.dc.creator: Lima, Edivaldo Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Musskopf, André Sidnei
Keywords: Ética Cristã;Ética Profissional;Capelania Universitária;ÉTICA E GESTÃO;Christian Ethics;Professional Ethics;University Chaplaincy
Issue Date: 8-May-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Edivaldo Lopes de. Ética na capelania universitária. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de mestrado trata da ética na capelania universitária. A ética é fundamental nas relações humanas e está presente em todas as esferas da vida do ser humano. No meio acadêmico não é diferente. A ética profissional conduz a atuação do profissional da capelania universitária no seu exercício profissional. Ao longo do trabalho percebeu-se que, ainda que a instituição de ensino siga preceitos cristãos, cuja ética fundamenta-se nos princípios do amor, da vivência comunitária, na alteridade, no cuidado, na liberdade com responsabilidade, a ética profissional acaba por incorporar tais valores, uma vez que ser ético é agir a partir de princípios construídos e aceitos socialmente. Constatou-se que a relação interpessoal entre o capelão universitário e o indivíduo é baseada na confiança, permitindo uma comunicação aberta entre eles, porém sigilosa. Assim, a capelania universitária, com uma função poimênica, converte-se em um ministério de ajuda e cuidado pastoral.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/473
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_el_tmp335.pdf399.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.