Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/472
Title: A síndrome de Down e a resiliência: uma análise teológica
metadata.dc.creator: Trindade, Carmem Lucia Dias dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Síndrome de Down;Resiliência;Teologia;DIMENSÕES DO CUIDADO PASTORAL E DIACONAL;Down syndrome;Resilience;Theology
Issue Date: 7-Apr-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: TRINDADE, Carmem Lucia Dias dos Santos. A síndrome de Down e a resiliência: uma análise teológica. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como meta elaborar uma análise bibliográfica sobre dois temas pertinentes na prática teológica e psicológica, que são a Síndrome de Down e a Resiliência. Para tanto, elaboramos o primeiro capítulo analisando a Síndrome de Down, com suas questões genéticas, diagnósticas e orientações à família e aos cuidadores. No segundo capítulo, buscamos referências sobre a Resiliência e seu impacto nas pessoas. Entendemos que é uma característica recebida e adquirida, então um instrumento de esperança. Finalizamos descrevendo os benefícios do exercício da Resiliência para as famílias com portadores de Síndrome de Down, a relevância da família, exemplos práticos da Resiliência no Velho e no Novo Testamento e na atualidade e qual o perfil psicológico dos indivíduos resilientes, lembrando que esse despertar da Resiliência pode ser promovido não somente pelos profissionais da área da saúde, mas principalmente nos meios eclesiásticos que, muitas vezes, têm agido com exclusão e preconceito e não com amor, generosidade e cuidado aos mais necessitados. Quando uma família com um portador de Síndrome de Down é acolhida e aceita na Igreja, verdadeiramente estamos cumprindo o segundo mandamento de Jesus Cristo: amar o próximo como a nós mesmos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/472
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trindade_clds_tmp329.pdf811.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.