Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/470
Title: A prática da pesquisa científica no cotidiano dos docentes universitários da UFPI e suas contribuições para o campus e para a região
metadata.dc.creator: Ferreira, Racilda Maria Nobrega
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Pesquisa científica;Universidade Federal do Piauí;REUNI;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Scientific Research;Federal University of Piauí;REUNI
Issue Date: 30-May-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: FERREIRA, Racilda Maria Nobrega. A prática da pesquisa científica no cotidiano dos docentes universitários da UFPI e suas contribuições para o campus e para a região. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação insere-se na temática a prática de pesquisa desenvolvida pelos professores da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba. Para tanto, foi proposto como objetivo geral compreender como essa prática está sendo desenvolvida pelos professores na UFPI em Parnaíba/PI. Nessa perspectiva, foram estabelecidos três objetivos: identificar como o Campus da UFPI em Parnaíba tem vivenciado a pesquisa no seu contexto acadêmico; verificar quais a contribuições dessa pesquisa para o Campus e a localidade onde a Universidade está inserida; identificar quais os desafios enfrentados pelo professor doutor pesquisador no Campus. Foi destacado como recorte de estudo o período de 2008 a 2012, período de implantação do projeto de Reestruturação e Extensão das Universidades Federais (REUNI). Partimos do princípio da indissociabilidade entre teoria e prática, a base empírica, assim como o suporte teórico, foi simultaneamente abordado em muitos momentos da dissertação, mostrando a importância dessa relação. Trata de um estudo de caso. Para tanto, o estudo teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. A prática investigativa buscou suporte teórico na abordagem sócio-histórica, pois procurou compreender sua dinâmica a partir da prática desenvolvida pelos professores com a formação stricto sensu. Utilizamos, como coleta de dados, o questionário misto, que favoreceu o posicionamento dos participantes da pesquisa, assim como um relatório que subsidiou toda a parte correspondente ao levantamento das pesquisas realizadas pelos docentes do Campus nesse período. Como resultados, podemos destacar que, apesar do desenvolvimento apresentado pelo Campus nesses últimos dez anos, a pesquisa apontou que ainda é visível a dicotomia existente entre ensino e pesquisa, a prática de pesquisa e a realidade social.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/470
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ferreira_rmn_tmp337.pdf275.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.