Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/469
Title: Análise do processo de integração ao mundo do trabalho dos alunos egressos de curso técnico, sob a perspectiva de valores pessoais construídos a partir da realidade percebida
metadata.dc.creator: Pereira, Ana Ioneide de Souza Bandeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Educação;Valores;Trabalho;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Education;Values;Ethics
Issue Date: 19-Jun-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: PEREIRA, Ana Ioneide de Souza Bandeira. Análise do processo de integração ao mundo do trabalho dos alunos egressos de curso técnico, sob a perspectiva de valores pessoais construídos a partir da realidade percebida. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa o processo de integração dos alunos egressos de curso técnico ao mundo do trabalho, sob a perspectiva de formação de valores pessoais, construídos no processo de formação profissional obtida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus de Cedro. Trata-se de um estudo de caso, que foi conduzido por intermédio de análise bibliográfica e documental que compôs o arcabouço pertinente ao referencial teórico referente ao tema e por pesquisa qualitativa, que se deu por meio de entrevista em profundidade, semiestruturada, elaborada a partir de um roteiro de perguntas e conduzida com base em regras e pressupostos teóricos que garantiram maior nível de confiabilidade das informações, permitindo maior fluência da imaginação e criatividade da pesquisadora, facilitando a compreensão de aspectos relevantes acerca do processo de formação técnica. Buscou-se responder, neste estudo, à seguinte questão: de que forma a educação profissional contribui para a formação integral dos jovens egressos de cursos técnicos, para facultar a sua inserção no mundo do trabalho, contemplando tanto o desenvolvimento de competências técnicas, como a construção de identidade individual, com base em valores pessoais? A análise desta questão constituiu o objetivo geral desta investigação, cujos objetivos específicos se detiveram em: identificar os fatores históricos relacionados com a trajetória da educação profissional no Brasil; compreender a importância dos valores pessoais e da ética, no processo de formação profissional; analisar a relação da formação técnica, sob a perspectiva de formação de valores pessoais, morais e éticos, com as demandas do mundo do trabalho. Inicialmente, abordam-se informações acerca da trajetória histórica da educação profissional no Brasil, desde o período Colonial até os dias atuais. Em seguida, referenciam-se informações pertinentes ao papel da educação, como promotora de valores pessoais, morais e éticos, imprescindíveis ao processo de formação do ser humano, compreendidos como elementos de extrema importância no processo de integração de alunos, egressos de curso técnico, no mundo do trabalho. Logo após, tratam-se dos procedimentos e métodos que subsidiaram o estudo proposto e, por fim, procede-se a uma análise acerca da formação técnica obtida por meio da educação profissional, aliada à formação de valores pessoais, morais e éticos, buscando-se compreender até que ponto esta formação se deu de fato e, em que sentido, impactou a vida dos jovens na busca por oportunidades de emprego e, consequentemente, por melhores condições de vida. Dessa forma, pretende-se contribuir, com este estudo, para uma melhor compreensão e reflexão acerca dos objetivos da educação profissional, percebidos sob a perspectiva de formação integral do ser humano, seja como detentor de conhecimentos e habilidades técnicas adequadas, seja como indivíduo dotado de valores pessoais e éticos estruturantes da identidade individual.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/469
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pereira_aisb_tmp336.pdf529.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.