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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/468
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sousa, Sebastião Rocha de | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:57:05Z | - |
dc.date.available | 2014-07-23 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-11 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Sebastião Rocha de. Conflitos de identidade entre os jovens da etnia Tikuna na comunidade de Umariaçu I na terra indígena Eware I no município de Tabatinga/AM. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/468 | - |
dc.description.abstract | This paper deals with the issue of the identity of the Tikuna youth, of the Umariaçu I Community on the Eware I Indigenous Territory in the municipality of Tabatinga, AM, based on contemporary challenges. The Tikuna are a people who inhabit the Amazon region, who have preserved part of their cultural tradition in spite of the contact with the non-indigenous. The role of education in the maintenance and reinterpretation of the Tikuna heritage is analyzed as well as their ritual reinvention. The Tikuna youth have before them the attempt of insertion in the modern world with the preservation of the traditions received from their ancestors. This position generates conflicts with the older ones and deepens the identity crises inherent to adolescence. The Young Girl Festivity rite carries out an attempt of connecting the past and the future, since it reinterprets the ritual obligations in a new context. In this resides the wealth of the Tikuna culture for the interpretation of inter-culturality in a pluriethnic society. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade jovem Tikuna | por |
dc.subject | Educação indígena | por |
dc.subject | Ritos de iniciação | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Identity of Tikuna youth | eng |
dc.subject | Indigenous education | eng |
dc.subject | Rites of initiation | eng |
dc.subject | Interculturality | eng |
dc.title | Conflitos de identidade entre os jovens da etnia Tikuna na comunidade de Umariaçu I na terra indígena Eware I no município de Tabatinga/AM | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a questão da identidade dos jovens Tikuna, da Comunidade de Umariaçu I na Terra Indígena Eware I no município de Tabatinga, AM, a partir dos desafios contemporâneos. Os Tikuna são um povo que habita a região amazônica que tem preservado parte de sua tradição cultural apesar do contato com os não-indígenas. Analisa-se o papel da educação na manutenção e reinterpretação da herança Tikuna bem como na sua reinvenção ritual. A juventude Tikuna tem diante de si o desafio de inserção no mundo moderno com a preservação das tradições recebidas de seus antepassados. Essa posição gera conflitos com os mais velhos e aprofunda as crises identitárias inerentes à adolescência. O rito da Festa da Moça Nova desempenha uma tentativa de conexão entre o passado e o futuro, uma vez que reinterpreta as obrigações rituais em um novo contexto. Nisso, consiste a riqueza da cultura Tikuna para a interpretação da interculturalidade em uma sociedade pluriétnica. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2319536054035747 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zwetsch, Roberto Ervino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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