Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/462
Title: Relevância da abordagem bioética de Fritz Jahr para o enfoque ecológico da teologia prática
metadata.dc.creator: Hoss, Geni Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Valburga Schmiedt
Keywords: Bioética Integrativa;Sustentabilidade;Teologia da Criação;Animais;Educação;TEOLOGIA PRÁTICA;Integrated Bioethics;Sustainability;Creation Theology;Animals;Education
Issue Date: 17-Dec-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOSS, Geni Maria. Relevância da abordagem bioética de Fritz Jahr para o enfoque ecológico da teologia prática. 2013. 245 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A tese trata da contribuição da abordagem bioética de Fritz Jahr para o enfoque ecológico da Teologia Prática. A base bibliográfica concentra-se nos ensaios de Fritz Jahr publicados entre 1924 e 1948, e referências sobre o meio ambiente em diversos documentos da Igreja Católica. O estudo se dá num contexto em que as urgências da área são dadas pelas instâncias técnico-científicas, através de inúmeros estudos que comprovam a crescente e veloz degradação dos ecossistemas. O foco está no Imperativo de Fritz Jahr, particularmente naqueles aspectos dos escritos do autor que hoje interpelam as reflexões ecológicas no âmbito da Teologia Prática. O presente estudo é constituído de cinco capítulos. O capítulo I trata do legado de Jahr, o Imperativo Bioético e outros escritos, com ênfase nos aspectos relevantes para o estudo em questão. O capítulo II se ocupa com a Teologia da Criação e sustentabilidade. O trabalho está voltado para o pensamento da Igreja Católica em âmbito global, por isso, a prioridade por análise de documentos, discursos e mensagens do magistério, de conselhos pontifícios ou estudos científicos alinhados ao ensinamento oficial da Igreja. O capítulo III aborda questões relevantes para a relação com o meio ambiente: A defesa por um espaço de reflexão sobre as questões ecológicas na Teologia Prática, a visão de ser humano e eclesiologia do Concílio Vaticano II e seus desdobramentos. Trata-se da comunidade de fé edificada sobre as bases das primeiras comunidades cristãs, significativa também na sociedade atual. O capítulo IV identifica e analisa as interpelações de Fritz Jahr a partir do Imperativo Bioético e os demais escritos para a Igreja, a Teologia Prática / Pastoral. A pesquisa identificou numerosos documentos do magistério ou instância pontifícia que abordam o tema ecológico, no entanto, como breves inserções e não como um tratado amplo e completo. No entanto, as diferentes dimensões do conceito de sustentabilidade: Os três pilares (triple bottom line) economia, justiça social e ecologia, fazem parte da Doutrina Social da Igreja. É possível identificar, embora de forma ainda incipiente, a consciência das interconexões das diferentes formas de vida. Aspecto importante de Fritz Jahr para a Teologia Prática é a concepção de uma bioética integrativa, ou seja, a relação ética com todos os seres vivos. A reflexão específica sobre a relação ética com os animais, no âmbito da Igreja Católica, está reduzida a alguns enunciados doutrinais sem a devida repercussão na prática do cuidado dos animais. A dimensão pedagógica de Fritz Jahr é outro tema relevante uma vez que uma mudança de paradigma, um estilo de vida ecoamigável, se torna possível através de um consistente e permanente processo de educação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/462
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hoss_gm_td125.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.