Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/458
Title: Migalhas versus abundância de pão: por um lugar à mesa: uma interpretação feminista de Mt 15,21-28
metadata.dc.creator: Sassi, Katia Rejane
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Mulher;Interpretação;Mesa;Migalhas;Evangelho Mateus;BÍBLIA;Woman;Interpretation;Table;Crumbs;Gospel of Matthew
Issue Date: 12-Mar-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: SASSI, Katia Rejane. Migalhas versus abundância de pão: por um lugar à mesa: uma interpretação feminista de Mt 15,21-28. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação propõe uma interpretação feminista de Mt 15,21-28. Investiga como é apresentada a personagem feminina da cananeia na história interpretativa cristã, na comunidade mateana do primeiro século e nos dias atuais. Na perspectiva das migalhas que caem da mesa em confronto com o pão em abundância , objetiva analisar criticamente os mecanismos de dominação inscritos no texto e no processo hermenêutico, reconstruindo o mesmo para que seja Boa Nova de libertação e humanização aos homens e mulheres de todos os tempos. O primeiro capítulo apresenta uma visão panorâmica da recepção e da interpretação deste texto bíblico ao longo da história do cristianismo. Analisa sermões e comentários dos períodos patrístico e medieval, das eras moderna e pós-moderna sobre a cananeia, principalmente o conteúdo central da pregação e a visão da mulher. Procura reconstruir o caminho percorrido pelo texto, descortinando visões e ideologias que marcaram a leitura androcêntrica dos diferentes intérpretes em diferentes épocas e lugares. O segundo capítulo elabora uma análise exegética, seguindo alguns passos metodológicos que ajudam na compreensão do texto. Procura reunir o máximo de informações, a partir da análise textual, literária, histórica e teológica da perícope, descobrindo o sentido e a mensagem de vida para as comunidades mateanas do primeiro século. O terceiro capítulo versa sobre um lugar à mesa , refletindo e atualizando o texto para o nosso contexto, numa perspectiva feminista. Explora o aspecto do encontro fronteiriço, entre Jesus e a mulher, como lugar de diálogo, de rompimento de barreiras, de criação de novas relações e de mudança de lógica. Resgata o paradigma da cananeia como modelo de libertação, de empoderamento e de fé. Sinaliza para a mesa compartilhada como inspiração e desafio para a ekklesia de Mateus e das comunidades eclesiais de hoje, bem como para a vida das cananeias do século XXI.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/458
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sassi_kr_tm274.pdf858.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.