Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/455
Title: Terapia comunitária: ética, resiliência e aconselhamento pastoral
metadata.dc.creator: Silva, Elizabeth Luiza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Terapia Comunitária;Ética. Resiliência;Aconselhamento Pastoral;ÉTICA E GESTÃO;Community Therapy;Ethics;Resilience;Pastoral Counseling
Issue Date: 13-Jan-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Elizabeth Luiza da. Terapia comunitária: ética, resiliência e aconselhamento pastoral. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A área da Assistência Social vem experimentando um avanço rumo a uma maior aproximação com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Uma das possibilidades de avanço pode ser a Terapia Comunitária (TC), que funciona como uma ferramenta de ajuda no cuidado do outro. Esta pesquisa investiga as transformações produzidas que, a partir de várias rodas de terapia comunitária, promovemos junto a pessoas oriundas do Programa Bolsa Família. Essas pessoas passam diariamente pelo CRAS/CREAS do Gama, Cidade Administrativa de Brasília, com a busca de uma melhor compreensão de si mesmas e dos outros, acreditando no potencial de transformação de cada pessoa. A Terapia Comunitária vem interagindo com a Ética, a Resiliência e o Aconselhamento Pastoral, propostas estas que ajudam a melhorar e mudar a autoestima, transformando o cotidiano das pessoas. O vínculo comunitário, a amizade e a presença da resiliência tornam possível uma reconstrução de vínculos perdidos. Algo dessa transformação conseguimos alcançar com o nosso trabalho. Esperamos que este estudo sirva de incentivo para novas investigações.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/455
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_el_tmp319.pdf5.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.