Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTribess, Marciano
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:20Z-
dc.date.available2014-07-18
dc.date.available2016-06-17T20:32:20Z-
dc.date.issued2014-04-17
dc.identifier.citationTRIBESS, Marciano. A influência midiática e o consumo de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/452-
dc.description.abstractThe goal of this research is to approach and analyze the influence of the media exerted on children and adolescents related to the experimentation of psychoactive substances and the pedagogic-theological intervention as a preventive strategy. The influence on the human being through mediatic mechanisms which condition the person to an action expected by the conditioner has been studied for a long time. Aldous Huxley in his book Brave New World already dealt with the conditionality of the human being ever since the decade of the 30 s. In later decades, other theoreticians such as Edgar Morin and Guy Debord, analyzed how the human being is conditioned through mass culture and the spectacle society. The reality presented led this research to seek preventive ways of dealing with the conditionality of the human being by the media. For this, we analyze theoreticians such as Paulo Freire and Michel Henry and their discoveries on mediating knowledge and the analysis of the Words of Christ and how these can contribute in the elaboration of pedagogic-theological interventions which interfere in the conditioning process of the television publicity propaganda which conveys the use of psychoactive substances. The results point out that in the space of the Christian community the child as well as the adolescent find conditions to reflect and act with criticalness based on the abstract thought propitiated by a non-alienating content.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCondicionamentopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectSubstâncias Psicoativaspor
dc.subjectDIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAISpor
dc.subjectConditioningeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectPsychoactive Substanceseng
dc.titleA influência midiática e o consumo de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventivapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo abordar e analisar a influência exercida pela mídia sobre crianças e adolescentes em relação à experimentação de substâncias psicoativas e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva.A influência sobre o ser humano através de mecanismos midiáticos que o condicionam a ação esperada pelo condicionante tem sido estudada há muito tempo. Aldous Huxley com seu livro Admirável Mundo Novo já aborda a condicionalidade do humano desde a década de 30. Nas décadas posteriores, outros teóricos como Edgar Morin e Guy Debord, analisaram como o ser humano é condicionado através da cultura de massa e a sociedade do espetáculo. A realidade apresentada levou a presente pesquisa à busca de formas preventivas com relação à condicionalidade do ser humano pela mídia. Para isso, analisamos teóricos como Paulo Freire e Michel Henry e suas descobertas sobre a mediação do conhecimento e a análise das Palavras de Cristo e de como estas podem contribuir na elaboração de intervenções pedagógico-teológicas que interferiram no processo condicionante das propagandas publicitárias televisivas que veiculam o uso de substâncias psicoativas.Os resultados apontaram que no espaço da comunidade cristã tanto a criança como o adolescente, encontram condições para refletir e agir com criticidade a partir do pensamento abstrato propiciado pelo conteúdo não alienador.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750033411856469por
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tribess_m_tmp332.pdf935.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.