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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/448
Title: | Educação popular indígena: vivenciando as ações e reações das crianças no processo ensino e aprendizagem na escola indígena |
metadata.dc.creator: | Jankauskas, Rosi Méri Bukowitz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | Educação Indígena;Ação e reação;Aprendizagem;Escola;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Indigenous Education;Action and reaction;Learning;School |
Issue Date: | 11-Mar-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | JANKAUSKAS, Rosi Méri Bukowitz. Educação popular indígena: vivenciando as ações e reações das crianças no processo ensino e aprendizagem na escola indígena. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada com crianças Tikuna, educadores e pais da comunidade do Umariaçú II. O objetivo deste estudo é investigar as ações e reações das crianças indígenas no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, na Escola Municipal AEGATU DECATUCU. Os objetivos específicos visam: a) observar as relações de convivência entre criança-criança e criança-educador frente às atividades escolares diante da prática pedagógica do professor em sala de aula; b) descrever os modos de como a família (pais/ responsáveis) participa como verdadeiro núcleo, sendo parceira da educação e da aprendizagem da vida escolar do filho; c) registrar por meio da observação e convivência como a criança indígena reage ao aprendizado formal na sala de aula, mediante as atividades propostas pelos educadores. No que se refere ao comportamento, a criança Tikuna tem seu momento de diversão, e em relação à aprendizagem, é atenciosa quando os educadores estão a explicar. Percebe-se que o estímulo e a motivação da criança devem estar contemplados na proposta pedagógica dos educadores Tikuna. Os achados da pesquisa revelam que os pais procuram ser colaboradores e parceiros da educação dos seus filhos. Declaram que o ensinamento e a aprendizagem ainda são heranças marcadas e enraizadas pelas gerações. Para os educadores, a escola é a instituição que tende a viabilizar muitas atividades para motivar os pais a estarem presentes no cotidiano escolar de seus filhos. A educação indígena para crianças pequenas enfrenta desafios para adequar o currículo à demanda do ensino e da aprendizagem. Percebe-se a falta de materiais e de recursos pedagógicos específicos para atender a demanda escolar da criança indígena. O entorno social imposto pela sociedade urbanizada se infiltra na cultura e tradição local gerando um processo de aculturação e descaracterização da criança indígena. Diante disto a criança indígena, como ser em desenvolvimento e marcada por sua cultura, não tem o poder de mudar o atual contexto sociocultural, mas, pode ressignificá-lo por meio dos modos de vida e sobrevivência que a educação e o educador podem lhe oferecer. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/448 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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