Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/443
Title: Espiritualidade manifesta: sitcom Friends em diálogo com princípios de Leonardo Boff sobre espiritualidade
metadata.dc.creator: Almeida, Paulo Felipe Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Espiritualidade;Cultura midiática;Cultura televisiva;Cultura pop;Hospitalidade;Convivência;Comensalidade;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Spirituality;Media culture;Television culture;Pop culture;Hospitality;Conviviality;Commensality
Issue Date: 11-Apr-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Paulo Felipe Teixeira. Espiritualidade manifesta: sitcom Friends em diálogo com princípios de Leonardo Boff sobre espiritualidade. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa trazer à tona uma inusitada reflexão sobre espiritualidade. O pano de fundo para esta reflexão dá-se diante do contexto urbano de qualidade cosmopolita, principalmente. O desejo central desta pesquisa é o de proporcionar um diálogo entre uma representação da realidade, a partir do contexto urbano, através da análise de uma espiritualidade manifesta na sitcom Friends e diante da ótica de Leonardo Boff no tocante a espiritualidade. Assim, se fosse possível esboçar uma visão disto, se propõe alguém diante da TV, assistindo episódios do seriado Friends e com os indicados textos de Boff, nas mãos. Melhor, ainda, alguém sentado junto de Boff, ambos assistindo ao famoso seriado e lançado suas percepções em um amistoso diálogo, cheio de interesse para reconhecer pontos de correlação entre o que pensa, diz e escreve o teólogo e o que descreve a série em áudio, imagem e movimento. Pela abordagem específica da obra de Boff, em Virtudes para um outro mundo possível, se procurará fazer esta inusitada dinâmica. Existe interlocução, entretanto, com diversos autores de tradições distintas, além de pesquisas sobre cultura midiática/televisiva e espiritualidade. A pesquisa lança mão, portanto, de uma suposição de que seja possível encontrar na representação televisiva do cotidiano, possibilidades de compreendê-lo. Aborda-se, de igual forma, alusão de que o pensamento teológico contemporâneo busca respostas sobre uma espiritualidade vivenciada neste ambiente, dito urbano e cosmopolita. Para representar este espaço cosmopolita, elegeu-se a sitcom Friends como manifestação e representação oportuna desta realidade que invade o modo de viver. De outra ponta e na expectativa de um encontro, se elenca perspectivas da obra e do pensamento de Leonardo sobre espiritualidade. Para tanto, inicia-se com definições gerais de espiritualidade e, após, uma definição pertinente para esta pesquisa. Segue-se com uma definição do que seja uma sitcom, além de uma apresentação do seriado Friends. A partir deste ponto, propostas sobre espiritualidade são convencionadas, a saber, espiritualidade implícita (rastros/resquícios da fé sobreviventes não atrelados ou comprometidos a uma tradição), espiritualidade explícita (formalidades e legado religiosos atrelados a uma ou outra tradição de fé), e a espiritualidade manifesta (amizade/comunhão em que elementos como hospitalidade, convivência e comensalidade se apresentam para início e manutenção destas). Diante desta última caracterização de espiritualidade (manifesta), se busca perceber e analisar na sitcom Friends questões como a hospitalidade, a convivência e a comensalidade; e, na sequência, um destaque para quando isto leva a outro nível de comunhão: o casamento. Por fim, uma reflexão e proposta de (re)leitura da conduta, do posicionamento e do relacionamento das nossas comunidades de fé em contextos urbanos, cosmopolitas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/443
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
almeida_pft_tmp331.pdf611.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.