Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/442
Title: | Um olhar para o outro : sensibilidade e cidadania |
metadata.dc.creator: | Lizakoski, Isabel Cristina Vetter |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sinner, Rudolf Von |
Keywords: | Adolescência;Projetos sociais;Transformação;Sentido de vida;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Adolescence;Social Projects;Transformation;Meaning of Life |
Issue Date: | 6-Aug-2007 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LIZAKOSKI, Isabel Cristina Vetter. Um olhar para o outro : sensibilidade e cidadania. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
metadata.dc.description.resumo: | O espaço de vivência da solidariedade é possível na medida em que existirem corpos e mentes consagrados e também os saberes procurando vincular-se na busca do bem comum. Esse espaço de amor existe no desejo do ser humano, que compreende a presença do outro com significado na sua existência e com o universo que o circunda. Assim, o presente estudo norteia suas reflexões em alguns questionamentos. Qual é a contribuição do programa social na construção da identidade do adolescente? Ele fornece referenciais que permitem a estruturação nessa etapa de vida, convivendo com as diferenças sociais e seu aprimoramento para a fase adulta? Até onde a subjetividade expressa pelo adolescente, com suas vulnerabilidades, é escutada e validada, assim como a das pessoas assistidas em situação de vulnerabilidade, podendo contribuir mutuamente para o crescimento? O programa social desenvolvido na escola é o espaço que oportuniza a vivência dos projetos e práticas de atividades de cunho social. O presente trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se o Programa Social Um olhar para o outro, com as vivências das ações solidárias, envolvendo os 120 jovens adolescentes do Ensino Médio e seus desdobramentos. No segundo capítulo, o adolescente e as peculiaridades do seu desenvolvimento é o objeto de estudo, com os aportes teóricos para esclarecimento e compreensão dos jovens da escola, no contexto atual e sua contribuição em ações voltadas à solidariedade. No terceiro capítulo, o relato das vivências dos jovens adolescentes no programa social funde-se com demais vivências, entre elas, filmes, questionários e demais atividades de aula, para teorizar e problematizar as questões que envolvem o presente estudo. Concomitantemente, visa contribuir significativamente para o processo de mudanças na área social, com o incentivo ao protagonismo do adolescente, bem como oportunizar o desenvolvimento de significados para o sentido de vida, com fundamentos na fé e, dessa maneira, contribuir na transformação da sociedade, tornando-a mais justa e fraterna. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/442 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lizakoski_icv_tmp33.pdf | 504.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.