Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/435
Title: Desgraçado. Miserável. O discurso teológico de House M.D.: sintomas de uma teologia de desencantamento
metadata.dc.creator: Machado, Renato Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: House;Cultura Pop;Desencantamento;Condição Humana;Fé;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;House;Pop Culture;Disenchantment;Human condition;Faith
Issue Date: 6-Nov-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: MACHADO, Renato Ferreira. Desgraçado. Miserável. O discurso teológico de House M.D.: sintomas de uma teologia de desencantamento. 2013. 191 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Leitura teológica do seriado House M. D., tomando o personagem principal como figura estética que simboliza o status existencial humano da época presente e as narrativas da produção como mitologias existenciais contemporâneas. Afirma-se o desencantamento como possibilidade teológica de ressignificação da identidade humana, a partir da discussão a respeito da condição humana, das experiências de fé retratadas no seriado e da perspectiva de resgate de sentido existencial diante da realidade da morte. No primeiro capítulo apresenta-se a série e seus personagens, enfatizando-se a figura do protagonista Gregory House. No segundo capítulo elabora-se um quadro referencial teológico a partir de determinados pontos da produção intelectual de Paul Tillich e Jürgen Moltmann. No terceiro capítulo discute-se a condição humana, enfatinzando-se a experiência da alteridade como superação de uma ética deontológica. No quarto capítulo reflete-se sobre experiências de fé retratadas no seriado, enfatizando-se a dimensão religiosa como abertura a um horizonte absoluto de ressignificação da vida. No quinto capítulo, através de uma análise narrativa do episódio final do seriado, apresenta-se a experiência do morrer como desencantamento final e possibilidade de sentido para a conclusão da vida.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/435
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
machado_rf_td121.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.