Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/434
Title: Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
metadata.dc.creator: Conceição, Marcio Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Autobiografia;Formação Docente;Subjetividade;Histórias de Vida;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Autobiography;Teacher Training;Subjectivity Life Stories
Issue Date: 17-Dec-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância do método (auto)biográfico para a formação docente. Tomando como base os trabalhos de autores como Souza, Josso e Nóvoa, entre outros, busca discutir a relevância encontrada nos trabalhos de formação baseados nas Histórias de Vida nos quais se valoriza a subjetividade e a singularidade dessas histórias contrapondo-se a um modelo de formação docente cartesiano, no qual o professor não passa de um mero transmissor do conhecimento e o mesmo não se sente sujeito da sua própria formação. As discussões são pautadas também na tentativa de compreender de que forma o itinerário escolar de duas professoras negras de uma comunidade quilombola norteia e orienta sua práxis pedagógica. Nessa mudança de paradigma, deixa-se para trás um modelo formativo centrado no que alguns autores chamam de racionalidade técnica e dá-se espaço à(s) subjetividade(s), por se acreditar que não exista docência sem discência e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica com uma abordagem qualitativa.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conceicao_ms_tmp317.pdf463.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.