Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/434
Title: | Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
metadata.dc.creator: | Conceição, Marcio Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Autobiografia;Formação Docente;Subjetividade;Histórias de Vida;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Autobiography;Teacher Training;Subjectivity Life Stories |
Issue Date: | 17-Dec-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância do método (auto)biográfico para a formação docente. Tomando como base os trabalhos de autores como Souza, Josso e Nóvoa, entre outros, busca discutir a relevância encontrada nos trabalhos de formação baseados nas Histórias de Vida nos quais se valoriza a subjetividade e a singularidade dessas histórias contrapondo-se a um modelo de formação docente cartesiano, no qual o professor não passa de um mero transmissor do conhecimento e o mesmo não se sente sujeito da sua própria formação. As discussões são pautadas também na tentativa de compreender de que forma o itinerário escolar de duas professoras negras de uma comunidade quilombola norteia e orienta sua práxis pedagógica. Nessa mudança de paradigma, deixa-se para trás um modelo formativo centrado no que alguns autores chamam de racionalidade técnica e dá-se espaço à(s) subjetividade(s), por se acreditar que não exista docência sem discência e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica com uma abordagem qualitativa. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conceicao_ms_tmp317.pdf | 463.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.