Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/431
Title: O envolvimento do jovem com a Igreja : uma análise da caminhada dos jovens de uma comunidade da IECLB
metadata.dc.creator: Frank, Valmir
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Adolescente;Desenvolvimento e mudanças físicas;Fé;Comunidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Adolescent;Development and Physical changes;Faith;Community
Issue Date: 2-Aug-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: FRANK, Valmir. O envolvimento do jovem com a Igreja : uma análise da caminhada dos jovens de uma comunidade da IECLB. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação trata de questões teóricas referentes à juventude e adolescência. Parto do pressuposto de que a melhor maneira para ter sucesso em determinado trabalho é conhecendo de maneira detalhada e aprofundada o objeto ou o grupo com o qual se trabalha. Por isto busco descrever, com base na literatura atual, o que significa ser jovem e definir o que é o período da adolescência. Descrevo as influências que o jovem sofre da realidade que o cerca, no que o livro Modernidade líquida, de Bauman representou um auxílio valioso, especialmente no processo de identificação de mudanças em nossa época. O jovem e sua família estão em meio à cultura do consumo e do descartável, à cultura do aqui e agora e à cultura do prazer e das sensações. Mas isso não é tudo. O próprio jovem também passa por mudanças significativas. Analiso, neste trabalho, o jovem e seu mundo interior, as mudanças no corpo e outras mudanças relacionadas, a busca dos iguais que é a turma , a busca de si e da identidade pessoal, as primeiras paixões e os primeiros amores e a busca da liberdade. Neste trabalho, a teoria está sempre ligada à prática. Busco referenciais teóricos que estão de acordo com aquilo que experimentamos na prática. Através desses referenciais, a época da adolescência e da juventude é descrita como uma fotografia. Na segunda parte deste trabalho, o enfoque é dado no jovem e na fé em Deus. O referencial teórico para isso é o desenvolvimento da fé segundo James Fowler. Como a teoria de Fowler está embasada em Erikson, também considerei de suma importância incluir nesta parte as oito idades do ser humano de Erikson. A seguir recebem atenção especial as concepções de religião, crença e fé segundo Fowler. Os estágios da fé são analisados, não como um avanço ou melhoramento, mas como uma determinada posição possível em determinada idade perante a fé. As fases da fé específicas da adolescência são descritas. Um Diário de Campo nos ajuda a conhecer melhor este Jovem. Os jovens do grupo de Juventude da Comunidade, mais um vez, dão a sua contribuição com desenhos de como imaginam Deus. O trabalho é finalizado com algumas propostas de atuação. Especificamente no grupo, nos grupos de presbíteros e nas famílias, o trabalho é essencial para que o jovem tenha um lugar apropriado dentro da Comunidade Cristã para lidar de maneira apropriada e salutar com sua fé, dúvidas e mudanças.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/431
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
frank_v_tmp55.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.