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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/425
Title: | A contribuição da TV Escola em práticas pedagógicas alternativas no ensino religioso |
metadata.dc.creator: | Gera, Madalena Lopes Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | TV Escola;Educação;Ensino Religioso;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;TV Escola (School TV);Education;Religious Education |
Issue Date: | 12-Dec-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | GERA, Madalena Lopes Ferreira. A contribuição da TV Escola em práticas pedagógicas alternativas no ensino religioso. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa aborda a TV Escola balizando-se em Práticas Pedagógicas como alternativas no contexto de novos paradigmas diante dos avanços tecnológicos de comunicação. Desta forma, delineia-se pela prática pedagógica holística como norteadora de um processo de ensino-aprendizagem, voltado para a formação do ser humano como um todo. Tendo em vista estes pressupostos teóricos, a pesquisa delineou-se pelo diálogo proposto quanto à integração da educação, sua contemporaneidade, e à contribuição da TV Escola para o Ensino Religioso, dado o alcance e as possibilidades na sociedade e na cultura através da TV Escola. A formulação da aproximação da TV Escola e do Ensino Religioso se orientou pela formação do professor, para que esteja preparado para atuar dentro da diversidade e da globalização, e, com isso, indica uma educação propositiva para dar ao aluno o mínimo de conhecimento para utilização e absorção educacional e social por meio dos saberes, que, em geral, as crianças e jovens de hoje possuem das novas tecnologias. Alegadamente, a TV é uma tecnologia de amplo alcance. Assim sendo, como conclusões, indica-se elementos propositivos da TV Escola e do Ensino Religioso, em busca de perspectivas novas de mudanças em vista da territorialidade e da promoção da diversidade de pensamento e religiosa. Com isso, a TV, passa a ser compreendida como sendo mais do que simples inovação tecnológica, mas aparelho de conhecimento, metáfora de um novo regime de ensino caracterizado pela fluidez, interatividade. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/425 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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