Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/424
Title: A ação da igreja no cuidado pastoral com pessoas com HIV
metadata.dc.creator: Hoppe, Walter
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Valburga Schmiedt
Keywords: Acompanhamento Pastoral;Pessoas com HIV/AIDS;Visitação a Doentes;Cuidado;HIV/AIDS E TEOLOGIA;Pastoral Care;People with HIV-Aids;Visitations to Sick Persons;Care
Issue Date: 7-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOPPE, Walter. A ação da igreja no cuidado pastoral com pessoas com HIV. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar o cuidado na prática pastoral desenvolvida frente às pessoas com o HIV e AIDS e assim enriquecê-la através da leitura de textos que refletem sobre esta prática. Na leitura buscouse uma abordagem interdisciplinar. O estudo pergunta pela Igreja, considerando que as pessoas com o HIV e AIDS, são parte de seu corpo. Buscando assim, pelo posicionamento das igrejas avaliar a postura que as mesmas deveriam assumir no enfrentamento da epidemia. No confronto com a literatura, numa leitura crítica tenta dar pistas, ser auxílio para o cuidador na sua prática pastoral. Cuidando da vida cuidar de si, cuidar do outro, ser cuidado por Deus, assim termina este primeiro momento. Na descrição da prática pastoral desenvolvida no Hospital Centenário de São Leopoldo-RS, hospital público, é apresentada a formação de visitadores e a organização do serviço de visitação espiritual no hospital. Por fim este estudo quer destacar os desafios que a doença coloca para as igrejas como comunidades de fé, como cristãos pessoas individuais e sociedade. Vê a necessidade da Igreja em redescobrir a si mesma, sua teologia, os meios da palavra que lhe foram concedidas, em como acolher, ouvir, perdoar, tocar, permitir a vida, ser fiel ao seu chamado hoje e permitindo a cura da vida.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/424
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hoppe_w_tmp247.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.