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Title: A educação do campo em perspectiva: uma análise do ensino médio, no contexto do campo, no município de Ariquemes, Rondônia
metadata.dc.creator: Pulcinelli, Rosenilda Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Bock, Carlos Gilberto
Keywords: Educação do Campo;Humanização;Políticas Públicas;Movimentos Sociais;ÉTICA E GESTÃO;Rural Education;Humanization;Public Politics;Social Movements
Issue Date: 12-Sep-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: PULCINELLI, Rosenilda Aparecida. A educação do campo em perspectiva: uma análise do ensino médio, no contexto do campo, no município de Ariquemes, Rondônia. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O modelo agrário implantado no Brasil há mais de 500 anos influenciou a concentração agrária e, sobretudo o baixo investimento na educação e no desenvolvimento da qualidade de vida da população do campo. Assim esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise histórica da questão agrária e sua influência na criação de políticas públicas educacionais específica para os povos do campo, avaliando a sua real efetividade quanto ao acesso e permanência do educando nas escolas de Ensino Médio do Campo do Município de Ariquemes Rondônia. Considerando também nesse aspecto a Constituição Federal Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Operacionais para a educação do Campo. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado na pesquisa é de caráter bibliográfico na visão de diversos autores com relação aos fatos históricos da colonização, a conquista e direito à educação de qualidade para os povos do campo, considerando também a análise de modelos de educação e de gestão bem como propostas pedagógicas que valorizem as múltiplas identidades das populações do campo. De forma que possam desenvolver uma educação do campo, com potencial comunitário e principalmente humano. Assim, foram utilizados como arcabouço documental, informações da Secretaria Estadual de Educação com relação à implantação e execução do Projeto de Ensino Médio do campo, no município de Ariquemes, o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Ricardo Cantanhede, incluindo relatórios e projetos desenvolvidos nos últimos anos. Os resultados obtidos através da pesquisa embora demonstrem um grande avanço a partir da década de 1980, principalmente pela articulação da sociedade civil organizada - Movimentos sociais ainda não atende as expectativas e as necessidades das comunidades rurais, sobretudo os jovens. Nesse sentido, faz-se necessário também discutir sobre o projeto de educação ofertado atualmente aos jovens do campo, que não atende as suas particularidades sociais, persistindo na prática de uma pedagogia bancária e livresca. Muito embora não se negue o direito às etapas finais da educação básicas ao jovem do campo, no município de Ariquemes RO, também não contribui para uma política que respeite e valorize seus saberes, destacando o seu desenvolvimento, na sua plenitude, auxiliando a sua emancipação, a sua autoestima, e construindo uma prática pedagógica mais humanizada. Para que isso ocorra é importante considerar o fortalecimento de uma comunidade socioeducativa no contexto do campo, que promova o pleno exercício da cidadania e a formação integral dos sujeitos do campo.
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