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Title: Formação continuada de docentes dos anos iniciais da rede estadual de Ariquemes, Rondônia: um diferencial na qualidade no ensino numa perspectiva emancipatória
metadata.dc.creator: Klein, Mônica Inacio
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Prática docente;Formação continuada;Qualidade de ensino;Avaliações externas;ÉTICA E GESTÃO;Teaching practice;Continuing education;Teaching quality;External assessments
Issue Date: 4-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: KLEIN, Mônica Inacio. Formação continuada de docentes dos anos iniciais da rede estadual de Ariquemes, Rondônia: um diferencial na qualidade no ensino numa perspectiva emancipatória. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A Formação Continuada tem se tornado indispensável para a busca da qualidade de ensino no país, apesar de muitos docentes ainda resistirem a esta prática. Este estudo é fruto da análise sobre os resultados das avaliações externas e a prática docente pautada em análises e reflexões avaliativas sobre a melhoria da qualidade de ensino a partir da inserção da formação continuada no cotidianao escolar. Para tanto, buscou-se avaliar por meio de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos conceitos da formação continuada, bem como os reflexos da mesma nos resultados alcançados nas avaliações externas. Este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se e discute-se na visão de diversos autores conceitos histórico da educação no Brasil e da formação continuada. O capítulo dois aborda a qualidade de ensino e avaliação no âmbito da formação continuada, focando a avaliação externa, bem como apresenta e caracteriza as matrizes que norteiam essas avaliações. O capítulo três apresenta como parâmetro para análise e discussão o perfil das escolas estaduais do município de Ariquemes e os resultados do IDEB. Após caracterização das escolas, relata-se como se deu a inserção da formação continuada nestas escolas e o programa de formação continuada Pró-Letramento, bem como a discussão e reflexão sobre a importância desta. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa mostram que a formação continuada pode contribuir para significaticas mudanças na prática docente e na qualidade de ensino, podendo ser de caráter local ou nacional, pois tornam o ato de ensinar uma constante reflexão da prática, avaliação dos resultados alcançados e mudança da prática docente.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/417
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