Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/413
Title: A avaliação da aprendizagem na educação infantil: uma análise crítico-reflexiva da Revista Nova Escola
metadata.dc.creator: Maciel, Maria Aquino
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Educação infantil;Professor;Prática Pedagógica;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Evaluation of learning;Primary education;Teacher;Pedagogical practice
Issue Date: 28-Jun-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: MACIEL, Maria Aquino. A avaliação da aprendizagem na educação infantil: uma análise crítico-reflexiva da Revista Nova Escola. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Na busca para a compreensão de tantas inquietações sobre a avaliação da aprendizagem, esta pesquisa objetivou investigar os benefícios que a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, via de regra, proporciona aos educadores e às crianças envolvidas no processo. Para tanto, optou-se por analisar através de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos conceitos de avaliação da aprendizagem, a reflexão em torno do assunto e os artigos relacionados disponíveis na Revista Nova Escola entre os anos de 2006 e 2011. Este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, discute-se: concepção de Educação Infantil sob o enfoque histórico; Educação Infantil no Brasil diante dos avanços, dos desafios e das Políticas Públicas; discorre-se sobre a Educação Infantil e Avaliação sob o enfoque da legislação educacional brasileira. O segundo capítulo apresenta os mais variados conceitos de avaliação na visão dos autores, focando: as concepções teóricas e práticas sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil; o trabalho do professor frente à avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, dando ênfase à importância do processo de avaliação na Educação Infantil e sua utilidade para o desenvolvimento da aprendizagem especialmente da criança de 0 a 5 anos. O terceiro capítulo apresenta como parâmetro uma análise dos artigos da Revista Nova Escola de 2006 a 2011 que versam em especial sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil a partir de uma análise crítico-reflexiva. Após análise e reflexão sobre os artigos da revista Nova Escola, a discussão e os resultados obtidos através do objeto da pesquisa mostraram que a avaliação tradicional ainda é presente no seio da instituição de ensino, mas mudanças já são reveladas pelos atores, que sentem a necessidade de reconstruir o processo de avaliação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/413
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maciel_ma_tmp282.pdf441.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.