Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/411
Title: Tempos de angústia e desamparo: um estudo de I Tessalonicenses como contribuição para a juventude universitária cristã
metadata.dc.creator: Menezes, Joás de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Juventude;Bíblia;Interpretação;Paulo;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Youth;Bible;Interpretation;Paul
Issue Date: 2-Aug-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: MENEZES, Joás de Souza. Tempos de angústia e desamparo: um estudo de I Tessalonicenses como contribuição para a juventude universitária cristã. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende analisar o perfil da Juventude Cristã Universitária Brasileira, visando destacar, na primeira parte, a partir de pesquisas atuais, os principais temas de interesse para tais jovens na contemporaneidade: universidade, trabalho, religiosidade, consumo e insegurança. Na segunda parte, propõe-se que uma leitura criteriosa da Bíblia pode servir para ajudar os jovens universitários a enfrentarem os desafios desses temas. Para isso, são apresentados alguns métodos de interpretação da Bíblia, tendo em vista que os mesmos são ferramentas valiosas para evitar distorções e reducionismos na leitura das Escrituras. Apresenta-se em seguida um breve resumo do método histórico-crítico e histórico-gramatical, da leitura sociológica, da leitura psicológica, do bibliodrama e da Lectio Divina, com o objetivo de demonstrar, em linhas gerais, os modelos de interpretação bíblica. Na terceira parte, um modelo de análise aplicada para os jovens é apresentado : uma perícope na I Carta aos Tessalonicenses, cuja autoria é atribuída a Paulo. O objetivo é fazer um exercício de interpretação, além de demonstrar a atualidade do pensamento paulino. Analisa-se também, na presente pesquisa, a maneira como o filósofo Martin Heidegger interpretou essa carta paulina. O intuito é estabelecer um diálogo entre o pensamento paulino e os desafios enfrentados pelos jovens cristãos universitários em nossos dias.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/411
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
menezes_js_tmp303.pdf691.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.