Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKrüger, Rudi Augusto
dc.date.accessioned2016-07-25T15:48:06Z-
dc.date.available2013-10-21
dc.date.available2016-07-25T15:48:06Z-
dc.date.issued2013-08-05
dc.identifier.citationKRÜGER, Rudi Augusto. Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/410-
dc.description.abstractThere is a high probability of having faith communities in our day as the one described in Acts of the Apostles, in which there was no need. What do we lack? Examining the leaders of the early church as well as the life and example of Jesus, generosity was something striking and decisive to determine their actions. But where did this come from? The Old Testament makes it abundantly clear that from the beginning the Creator and God of Israel had in mind a society of justice. These measures and provisions are found in innumerous passages of the Pentateuch, they are praised in the books of wisdom, and the prophets proclaim them fearlessly taking away any doubts as to the origin of the social movement that swept the first community of faith. By examining the curricula of a selection of our schools of theology, however, we don t find this understanding of the importance of generosity in the leadership of our communities of faith. Theological training in Brazil is reaching an increasingly more elaborate, scientific plateau - which is very good, but the need to cultivate solidary sensitivity is obvious. For that purpose it must be exemplified, lived out, passed on. And if the process did not start at home, it must have its beginning in the church. Zacchaeus, after the moment of grace with the Master, knew very well what to do with his possessions - because he knew the Scriptures. We propose a curriculum that places generosity as the brand of the graduates - a challenge that will require unity in the institution, a faculty that is cohesive, capable and flexible, and the dedication of the students in the classroom, in the projects, in their relationships, family, in the community. It will also become obvious that neoliberalism, individualism and consumerism will eventually be unmasked in the process of forming a new generation of pastors.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtos de justiçapor
dc.subjectGenerosidadepor
dc.subjectJustiça socialpor
dc.subjectLiberalidadepor
dc.subjectMisericórdiapor
dc.subjectSensibilidade solidáriapor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectActs of justiceeng
dc.subjectGenerosityeng
dc.subjectSocial justiceeng
dc.subjectLiberalityeng
dc.subjectMercyeng
dc.subjectSolidary sensitivityeng
dc.titlePastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Schmitt, Flavio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121por
dc.description.resumoHá grande probabilidade de termos comunidades de fé em nossos dias como aquela descrita em Atos dos Apóstolos, na qual não havia nenhum necessitado. O que nos falta? Examinando bem as lideranças daquela igreja, bem como a própria vida e exemplo de Jesus, a generosidade era algo marcante e decisivo para determinar as ações. Mas de onde vinha isso? O Antigo Testamento deixa muitíssimo claro que desde o princípio o Criador e Deus de Israel tinha em mente uma sociedade de justiça. Essas providências e provisões são apresentadas em inúmeras passagens do Pentateuco, elas são louvadas nos livros de sabedoria, e os profetas as proclamam destemidamente, tirando quaisquer dúvidas quanto à origem do movimento social que tomou conta da primeira comunidade de fé. Ao examinar os currículos de uma seleção de nossas escolas de teologia, porém, descobrimos que não existe esta compreensão da importância da generosidade na liderança de nossas comunidades de fé. O ensino teológico está alcançando um nível cada vez mais elaborado, científico o que é muito bom, mas a sensibilidade solidária precisa ser cultivada. Para isso, precisa ser exemplificada, vivida, passada adiante. E se não começou no próprio lar, precisa ter seu início na igreja. Zaqueu, após o momento de graça com o Mestre, sabia muito bem o que fazer com os seus bens materiais pois conhecia as Escrituras. Propomos um currículo que coloque a generosidade como a marca do egresso um desafio que exigirá unidade na instituição, um corpo docente coeso, capaz e flexível, e a dedicação dos alunos, em sala de aula, nos projetos, em seus relacionamentos, na família, na comunidade. Ficará óbvio também que o neoliberalismo, o individualismo e o consumismo acabarão sendo desmascarados neste processo de formação pastoral.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Hoch, Lothar Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3839198682581414por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kruger_ra_tmp277.pdf481.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.