Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/41
Title: | Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos |
metadata.dc.creator: | Vianna, Marielle de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Dom Quixote;Literatura;Interculturalidade religiosa;Narrativas;Interpretação;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Don Quijote;Literature;Religious interculturality;Narratives;Interpretation |
Issue Date: | 16-Dec-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | VIANNA, Marielle de Souza. Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investiga as relações entre literatura e religiosidade elaboradas a partir da experiência vivida por um grupo de estudantes idosos de diferentes credos religiosos, tendo como base a leitura e a interpretação da obra Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. O que impulsionou os movimentos desta investigação foram as discussões acerca da interculturalidade religiosa, que aconteceram durante a realização de saraus literários nos quais foram lidas e interpretadas passagens selecionadas (que abordavam a questão do analfabetismo na fase adulta, o desejo de saber e a interculturalidade religiosa) da obra cervantina com uma turma de alfabetização de idosos, cuja idade variava entre 60 e 83 anos, numa escola municipal de Porto Alegre, em 2006. Articulam-se aqui três âmbitos de ação nos quais os idosos compreenderam a construção de sua identidade e seu papel no processo de inclusão social. O primeiro âmbito é constituído pelo espaço da educação formal representado pela escola. O segundo âmbito é constituído pelo espaço público representado pela praça. O terceiro âmbito de ação, elemento central dessa dissertação, é a esfera da religião, representada pelas diferentes formas de religiosidade em seus múltiplos modos de manifestação. Esses três âmbitos conjugam-se através de uma proposta pedagógica centrada na leitura e interpretação do livro de Cervantes. Esta investigação permitiu descobrir a relevância da religiosidade na vida dos sujeitos da pesquisa e a importância do compartilhar experiências e narrativas entre aqueles que se propõem a sentar à mesa do diálogo com a mediação de textos literários nos quais é tematizada a interculturalidade religiosa. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/41 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vianna_ms_tm191.pdf | 442.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.