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Title: Rei, servo e herói: dinâmicas messiânicas em Isaías 42.1-4 e 52.13-53.12
metadata.dc.creator: Colli, Gelci André
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Cânticos do Servo de Yahweh;Messias;Herói;BÍBLIA;Servant Songs of Yahweh;Messiah;Hero
Issue Date: 13-Dec-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: COLLI, Gelci André. Rei, servo e herói: dinâmicas messiânicas em Isaías 42.1-4 e 52.13-53.12. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como objeto de estudo, o primeiro Cântico do Servo de Yahweh em Is 42.1-4, e o quarto, em Is 52.13-53.12. A interpretação messiânica desses textos pelos escritores do Novo Testamento tem sido criticada e considerada uma adequação aos propósitos particulares dos discípulos de Jesus Cristo. Contudo, a tese indica a partir da exegese dos textos e do levantamento das antigas tradições sobre a figura do Messias no Antigo Testamento, e entre os povos vizinhos de Israel no Antigo Oriente Médio, que esses Cânticos contêm antigas tradições sobre o Messias, e ao mesmo tempo propõe uma combinação peculiar de esperanças, oferecendo renovação às tradições acerca da mesma figura. Os Cânticos do Servo de Yahweh analisados aqui lançam mão, cada um à sua maneira, de tradições da realeza e da profecia, sobrepujando amplamente as duas tradições. Em Dêutero- Isaías, o antigo tema do Messias desenvolvido a partir da figura do rei, ganha traços novos, e apresenta o Messias na figura do servo. Características literárias, éticas e antropológicas do conceito mítico de herói ajudam a renovar e compor essa figura. Considerando a pesquisa e a noção de que os Cânticos do Servo são tramas textuais de alto contexto, não se justifica a exigência da crítica de uma afirmação explícita e definitiva para se considerar esses textos como integrantes no desenvolvimento da tradição do Messias. Uma das maneiras que dinamizam a antiga tradição é o uso da linguagem e padrão do mito, que é capaz de fazer do servo, o herói e o rei, e, por conseguinte o Messias.
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