Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/406
Title: "O mundo está cheio de Deus!": a mística na teologia de Martinho Lutero
metadata.dc.creator: Boning, Claudio
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Martim Lutero;Mística;Tuomo Mannerma;Mística da Libertação;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Martin Luther;Mysticism;Tuomo Mannerma;Liberation Mysticism
Issue Date: 30-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: BONING, Claudio. "O mundo está cheio de Deus!": a mística na teologia de Martinho Lutero. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a mística que subjaz a teologia de Martinho Lutero. Passando pela influência da mística medieval na teologia de Lutero, pelo embate com o movimento entusiasta, destacamos as nuances místicas da teologia de Lutero. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentam-se as tendências atuais em relação ao tema. Destaca-se a pesquisa realizada pela pesquisa finlandesa, iniciada por Tuomo Mannermaa que tem destacado a importância do conceito de unio mystica na teologia Lutero. Apresentaremos igualmente a diversificação desta pesquisa e sua recepção pelos teólogos alemães e norte-americanos. Também a contribuição de Lutero para a reflexão latino-americana é trazida à luz, destacando-se as convergências da mística de Lutero com a mística da Libertação. O primeiro capítulo deste trabalho aborda o contexto de Lutero. No segundo capítulo será abordada a crítica que Lutero faz à mística especulativa que influenciou o movimento entusiasta e a mística presente na teologia de Lutero. O terceiro capítulo apresenta o panorama atual da pesquisa da mística em Lutero. A contribuição finlandesa é a mais significativa nesta área. Na pesquisa finlandesa a presença de Cristo na fé é central. Sem esta presença real seria impossível falar de unio. Ademais, apresentaremos a diversificação da escola finlandesa e as recepções nos âmbitos da teologia alemã e norte-americana. O movimento final de nosso trabalho será refletir sobre as contribuições da mística de Lutero para a reflexão atual sobre mística cristã para nosso contexto.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/406
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boning_c_tm266.pdf932.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.