Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/405
Title: A reinvenção da vida: protagonismo indígena nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce em Minas Gerais
metadata.dc.creator: Souza, Zélia Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Colonização;Resistência;Reinvenção;Identidade;Protagonismo;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Colonization;Resistance;Reinvention;Identity;Protagonism
Issue Date: 12-Jun-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Zélia Soares de. A reinvenção da vida: protagonismo indígena nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce em Minas Gerais. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa etnográfica, realizada junto aos povos Aranã, Krenak e Mucurim, nos Vales do Jequitinhonha, Doce e Mucuri, no Estado de Minas Gerais, tendo como problema a análise da resistência e da luta e, como uma das consequências, um processo de ressurgimento/reinvenção. Para isto, analisamos a ambivalência, vida-morte, ou sobrevivência e invisibilidade, presentes na história das comunidades locais, bem como avaliamos os efeitos do processo da colonização. Foram discutidas as possíveis influências e consequências ocasionadas pela intervenção na vida dessas pessoas, principalmente no que tange ao surgimento de uma memória estigmatizada, que não impediu, nos últimos anos, o ressurgimento de alguns povos, dentre eles, os Mucurim e Aranã. Analisamos a situação histórica e social, objetivando verificar a influência do cristianismo na constituição histórica destes povos, por entendermos que a Igreja, apoiando a colonização, exerceu papel duplo, que possibilitou a entrada e ocupação dos territórios, ao mesmo tempo em que forneceu novas bases culturais e religiosas aos habitantes dessa região.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/405
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_zs_td120.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.