Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/400
Title: Projeto Restaurar: uma forma de inclusão social da criança e do adolescente através da valorização da educação
metadata.dc.creator: Guimarães, Ana Lucia Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Bock, Carlos Gilberto
Keywords: Educação social;Projeto Restaurar Criança Alegre;Formação ética e humana;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Social Education;Project Restore Cheerful Child;Human and ethical formation
Issue Date: 28-Jun-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: GUIMARÃES, Ana Lucia Nogueira. Projeto Restaurar: uma forma de inclusão social da criança e do adolescente através da valorização da educação. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos sociais das ações realizadas pelo Projeto Restaurar Criança Alegre, um dos projetos da Fundação Evangélica Restaurar, mantido pelo Instituto Educacional da Bahia - IEB, e as transformações apresentadas pelas crianças e adolescentes que participam do projeto. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa qualitativa, que busca a compreensão de como a educação pode influenciar na formação do sujeito crítico, autônomo, solidário e na mudança de comportamentos e de atitudes. Apresenta o processo educacional e a ação educativa como práticas libertadoras, na compreensão do ser e na busca de alternativas pedagógicas, focadas em processos que vão além de formas acabadas e burocráticas de ensino predefinido, mas que despertem o desejo e o prazer de aprender para ser mais feliz e ter uma vida mais digna. Há décadas a educação vem chamando atenção de debates políticos e sociais na sociedade. Diante das dificuldades vividas pelas crianças do Projeto Restaurar Criança Alegre, como a precarização do ensino, contato com o mundo do crime, uso abusivo de drogas, moradias subdesenvolvidas, mundo globalizado que valoriza o ter e não o ser , falta de emprego, valores e posturas que se modificam e se confrontam com as diferenças de gênero, raça, etnia, desigualdade social, conflitos de gerações, as quais se refletem diretamente no âmbito familiar, escolar e social. A Instituição, no contexto de sua prática transformadora, concebe que todos somos educadores/as e educandos/as, ao mesmo tempo que ensinamos e somos ensinados/as, que a essência fundamental do educador é constituída através de seus atos e de suas interações com o mundo e com os outros. Nesta Instituição, o/a educador/a desenvolve atividades que fomentam o desenvolvimento humano, a participação e a transformação social e que sejam voltadas para uma educação problematizadora, por meio da qual o/a educando/a se desenvolva de forma criativa, crítica, sensível, participando ativamente do processo de construção dos conhecimentos. Os resultados da pesquisa mostram que o desenvolvimento intelectual satisfatório, somado à crença na capacidade do ser e um trabalho com afetividade e compromisso, apontam para a construção do sujeito autônomo, criativo, moral e ético, e estes são valores que poderão ser ensinados e aprendidos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/400
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guimaraes_aln_tmp284.pdf244.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.