Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/398
Title: Experiências formativas : contribuições da Semana de Criatividade para a formação de educadores
metadata.dc.creator: Ponick, Edson
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Experiência;Movimento;Construção;Brincar;Formação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Experience;Movement;Construction;Play;Training
Issue Date: 30-Jul-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: PONICK, Edson. Experiências formativas : contribuições da Semana de Criatividade para a formação de educadores. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação apresenta contribuições da Semana de Criatividade (SC) para a formação de educadores e educadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como fonte empírica narrativas escritas por participantes da SC de 2006 através de diários de bordo. A análise do material empírico e a construção do texto foram realizadas articulando contribuições do campo da teologia e da pedagogia. O estudo destaca três aspectos marcantes da SC. O primeiro é a questão do movimento na educação. Enfatiza a importância do envolvimento de corpo inteiro; a roda como espaço de encontro, exposição e aprendizagem; a desordem como ingrediente constitutivo do ser vivo; e o entorno contextual como parte do processo de ensino-aprendizagem. O segundo aspecto apresenta a construção como caminho para a aprendizagem, constituindo-se a partir de quatro elementos. O primeiro aponta para a aprendizagem na convivência, valorizando a diferença; o segundo destaca a construção do conhecimento como uma co-instrução em que o tempo de aprender se faz em diferentes experiências; o terceiro discorre sobre a importância da aprendizagem pelo ouvir; e o quarto desvela as descobertas consigo mesmo e com o outro. O terceiro aspecto da SC mostra o brincar como elemento constitutivo do ser humano. Nele o riso, a alegria e o humor recebem um destaque especial; a pessoa que coordena é apresentada como co-responsável pela alegria em sala de aula; e aponta-se para a necessidade de manter desperta a criança presente em cada ser humano, para experienciar o encanto da cooperação, da comunhão e da alegria de estar e aprender junto.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/398
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ponick_e_tmp30.pdf512.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.