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dc.creatorBarbosa, Mara Aparecida Freitas
dc.date.accessioned2016-07-25T15:41:09Z-
dc.date.available2013-10-17
dc.date.available2016-07-25T15:41:09Z-
dc.date.issued2013-07-03
dc.identifier.citationBARBOSA, Mara Aparecida Freitas. Doutrina e prática sociais conforme relatórios episcopais na segunda região eclesiástica da Igreja Metodista - 1990 a 2011. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/397-
dc.description.abstractThis professional Master s dissertation deals with the following theme: the social doctrine in the Brazilian Methodist Church based in the Second Ecclesiastical Region. The research theme was confined within a bibliographic and historical cropping of the episcopal reports to the Councils of the Second Ecclesiastical Region, in the period of 1990 to 2011. An attempt was made to analyze these documents in the light of the Methodist theology of John Wesley, which focuses on the fact that the Gospel does not communicate itself only through words writings, sermons and studies. The word (written and spoken) must be accompanied by actions (to act). To ally word with action is the challenge before the Methodist people. Keeping the theoretical presuppositions of the social doctrine in Methodism in mind, one tried to offer some conclusions, within which we highlight: the emerging of manifestations of inconformity with the church s accommodation and with the incoherence of the leaders with regard to the teachings of Wesley during the period of the military dictatorship (1964-1985). This movement led to the formulation of orientation documents for the church such as the Social Creed, the Quadrennial Plans and the Plan for the Life and the Mission of the Church. As of the 1990 s one is able to see the gradual neglect of this essential aspect of Methodism which is the commitment to the social. The bishops position is manifested in the theoretical part of their reports as well as in the emphases on missionary actions which do not reveal the inclusion of the commitment to the social issues. In the end, but not the least, we point out the challenge of recovering the Methodist theology which allies evangelistic action with social action, besides the practical and congregational experience of the theme which orients Brazilian Methodism: Church missionary congregation at the service of the people.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDoutrina Socialpor
dc.subjectMetodismopor
dc.subjectMissão da Igrejapor
dc.subjectCUIDADO E PRÁTICAS SOCIAISpor
dc.subjectSocial Doctrineeng
dc.subjectMethodismeng
dc.subjectChurch Missioneng
dc.titleDoutrina e prática sociais conforme relatórios episcopais na segunda região eclesiástica da Igreja Metodista - 1990 a 2011por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado profissional trata da seguinte temática: a doutrina social na Igreja Metodista brasileira a partir da Segunda Região Eclesiástica. O tema de pesquisa foi circunscrito dentro de um recorte bibliográfico e histórico sobre os relatórios episcopais aos Concílios da Segunda Região Eclesiástica, no período de 1990 a 2011. Procurou-se analisar estes documentos à luz da teologia metodista de John Wesley, que acentua que o Evangelho não se comunica somente através de palavras - escritos, sermões e estudos. A palavra (escrita ou falada) deve ser acompanhada por ações (agir). Aliar palavra com ação é o desafio que está diante do povo metodista. Tendo em vista os pressupostos teóricos da doutrina social no metodismo, procurou-se intentar algumas conclusões, dentre as quais destacamos: o surgimento de manifestações de inconformidade com a acomodação da Igreja e com a incoerência de lideranças em relação aos ensinamentos de Wesley no período da ditadura militar (1964-1985). Este movimento conduziu à formulação de documentos de orientação à Igreja como o Credo Social, os Planos Quadrienais e o Plano para a Vida e a Missão da Igreja. A partir dos anos 1990 é visível um gradativo descuido por este aspecto essencial do metodismo que é o compromisso com o social. A posição dos bispos se manifesta tanto na parte teórica de seus relatórios quanto nas ênfases de ações missionárias que não revelam incluir o compromisso com as questões sociais. Por fim, e não menos importante, apontamos para o desafio de recuperar a teologia metodista que alia ação evangelística com ação social, além da vivência prática e comunitária do lema que orienta o metodismo brasileiro: Igreja comunidade missionária a serviço do povo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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