Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/396
Title: O psicopedagogo e os problemas de aprendizagem na infância
metadata.dc.creator: Souza, Renivaldo Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Aprendizagem;Problemas de Aprendizagem;Psicopedagogia;Infância;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Learning;Learning problems;Psycho pedagogy;Childhood
Issue Date: 12-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Renivaldo Santos de. O psicopedagogo e os problemas de aprendizagem na infância. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação qualitativa e bibliográfica aponta para a importância da pesquisa acadêmica a respeito das causas dos problemas de aprendizagem na infância. Busca-se uma uma análise sobre a aprendizagem e as intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas para sanar os problemas da aprendizagem. Pesquisar as fases do desenvolvimento da criança, seu estado cognitivo, emocional e seus estilos de aprendizagem são fundamentais. A pesquisa surgiu das ansiedades advindas do contexto escolar, das reuniões com educadores, gestores e pais preocupados com as crianças que não conseguem aprender. Neste sentido, o primeiro capítulo aborda a psicopedagogia e o seu campo de atuação, a aprendizagem e os problemas de aprendizagem, definições, conceitos e as diversas abordagens discutidas na escola. O segundo capítulo, trata sobre o psicopedagogo e os problemas de aprendizagem na infância e as causas como: orgânicas, sensoriais, psiconeurológicas, ambientais, emocionais. Ainda, o diagnóstico, avaliação, a linguagem, a leitura e a escrita, os números e a lentidão e parada na aprendizagem são aspectos igualmente abordados. Nesse sentido, o papel do educador é fundamental para novas aprendizagens e o grande desafio está em estabelecer vínculos com a criança. A ação psicopedagógica precisa estar pautada na criança, na família, no educador e na escola. O terceiro capítulo enfatiza o psicopedagogo e as dimensões dos problemas de aprendizagem no ambiente escolar. Apresenta-se a necessidade da construção de um espaço de conhecimento, de convivência e de solidariedade, em que os educadores e a família possam desfrutar com a criança a convivência, a cooperação e a troca de conhecimento e se tornar mais humanos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/396
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_rs_tmp291.pdf421.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.