Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/395
Title: A face amável do Deus terrível: uma hermenêutica do confronto a partir do imaginário bíblico
metadata.dc.creator: Lima, Eduardo Sales de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Imaginário;Poder;Ideologia;Deus Terrível;Deus Amável;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Imaginary;Power;Ideology;Terrible God;Loving God
Issue Date: 4-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Eduardo Sales de. A face amável do Deus terrível: uma hermenêutica do confronto a partir do imaginário bíblico. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem, por objetivo, reconhecer as estruturas que usam o imaginário divino para legitimar a perpetuação do poder. Para essa compreensão foi usada a hermenêutica filológica e historiográfica modernas, sensíveis às estruturas e manipulações ideológicas. Filologia, segundo Bakhtin e Benveniste, e historiografia para a escola de Annáles. De posse dessas perspectivas hermenêuticas, foi possível avançar em direção ao imaginário bíblico. A Bíblia foi entendida como instrumento de controle usado para legitimar as estruturas de poder do mundo antigo. Nessa pesquisa, o imaginário do mundo antigo figurou como uma espécie de teologia global, em que o imaginário de um Deus Terrível era usado, nas nações do Crescente Fértil, para legitimar a dominação e a perpetuação do poder. Por fim, apoiado na hermenêutica dialógica, foi possível confrontar o imaginário do Deus Terrível com o Deus Amável. A escrita do Segundo Testamento segue os textos de resistência da Bíblia Hebraica e revelam uma dimensão dialógica. O Deus Amável é uma resposta ao Deus Terrível pregado pela ideologia dominante. Essa reflexão permitiu a releitura de diversos textos de confronto para recuperação do sentido. Essa pesquisa é relevante para a prática pastoral, pois a leitura comunitária da Bíblia ainda não percebeu as manipulações ideológicas em que o texto foi produzido.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/395
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_es_tmp300.pdf913.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.