Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/393
Title: Análise da história da enfermagem em Vitória da Conquista-BA: uma reflexão ética do cuidado, gestão e espiritualidade
metadata.dc.creator: Ivo, Olguimar Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Enfermagem;Saúde;Ética;Cuidado;Espiritualidade;ÉTICA E GESTÃO;Nursing;Health;Ethics;Care;Spirituality
Issue Date: 2-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: IVO, Olguimar Pereira. Análise da história da enfermagem em Vitória da Conquista-BA: uma reflexão ética do cuidado, gestão e espiritualidade. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo relatar como o ofício da enfermagem teve início na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, bem como quais profissionais fizeram e ainda fazem parte dele. Para tanto, foi necessário percorrer caminhos em busca de documentos, de modo a dar continuidade ao processo, além de propor novas direções para o registro histórico desse ofício. Observou-se certa dificuldade dos profissionais de enfermagem em realizar os registros de sua prática, considerando-se a pouca importância dada à sistematização do arquivamento documental em que foram registradas a implantação das instituições, os cursos de capacitação e a qualificação dos profissionais de enfermagem. Além disso, algumas situações e formas de gerenciamento rigoroso de enfermagem se devem ao fato de termos herdado a base de liderança de nossas precursoras, que segundo a história, eram muito rígidas, sem permitir qualquer argumento por parte dos seus liderados ou interferências em suas decisões. Entretanto, foram observados avanços a partir da implantação de vários cursos de nível técnico e superior no Município, incentivando a categoria representada pelos novos profissionais apresentados ao mercado a darem importância ao registro e ao arquivamento da memória da categoria profissional, dos técnicos e dos enfermeiros.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/393
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivo_op_tmp288.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.