Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/392
Title: Arteterapia, a arte de cuidar com arte: um caminho para o humano em sua totalidade
metadata.dc.creator: Gaspar, Fabiola Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Espiritualidade;Arteterapia;Criatividade;Totalidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Spirituality;Art Therapy;Creativity;Totality
Issue Date: 17-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: GASPAR, Fabiola Maria. Arteterapia, a arte de cuidar com arte: um caminho para o humano em sua totalidade. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado trata de aspectos ligados ao Ser Humano, Artes, Educação, Criatividade, Saúde e Espiritualidade. O referencial teórico é baseado em autores representativos dessas áreas como Leonardo Boff, Jean Yves Leloup, Rubem Alves, Iuri Reblin, Carl Gustav Jung, Fritjot Capra, Ângela Philippini e Sonia Tommasi. Ao longo da pesquisa, percebeu-se que os referenciais dessas áreas ora caminham separadamente ora se encontram. A arteterapia é uma atividade terapêutica que vem amalgamar todas essas áreas, com a finalidade de promover o retorno do ser integral, em direção à sua sacralidade. Constatou-se que todas as criaturas têm o mais profundo desejo de retornar ao Criador e que a arte tem sido o instrumento, desde os tempos mais remotos, de comunicação do ser humano com o mundo a sua volta. Finalmente, este trabalho apresenta várias atividades práticas para mostrar como a arteterapia pode se constituir em valiosa ferramenta na abertura e consolidação de caminhos que permitam o encontro da totalidade a um número cada vez maior de pessoas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/392
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gaspar_fm_tmp309.pdf515.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.