Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/390
Title: Caminhos teológicos e fenomenológicos de uma igreja terapêutica
metadata.dc.creator: Coelho, Nivaldo Didini
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Igreja terapêutica;Cuidado;Michel Henry;Fenomenologia da vida;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Therapeutic church;Care;Michel Henry;Phenomenology of life
Issue Date: 7-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: COELHO, Nivaldo Didini. Caminhos teológicos e fenomenológicos de uma igreja terapêutica. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A realidade das igrejas cristãs protestantes é atualmente marcada pela noção de crescimento numérico e pela ascensão subjetiva perpassada pela grande ênfase no sucesso pessoal do indivíduo. A Missão da Igreja como comissionamento evangélico tem se transformado em projetos que relegando as práticas (fundamentais) de cuidado ao próximo à mera prática administrativa de crescimento institucional adaptam-se à lógica do mundo. Não tendo o cuidado e a terapia a objetividade requerida, os quais testemunhados amplamente nos Evangelhos, tanto por meio das práticas de Jesus quanto por meio da própria pedagogia divina ao ensinar o esvaziamento de si em favor de muitos, cumpre refletir o atual estado das comunidades de fé agregadas sob a confissão de Jesus como o Cristo. Para tanto, o presente trabalho quer analisar as possibilidades de uma Igreja Terapêutica, considerando o que a Palavra de Deus tem a ensinar a respeito do cuidado e da terapia, exemplificados nas ações de Deus através da história de seu povo, estendendo-se aos evangelhos. Daí retirar aportes a uma prática do cuidado e da terapia em diálogo com a contribuição da Fenomenologia da Vida, de Michel Henry.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/390
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
coelho_nd_tmp259.pdf562.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.